EL Niño perde força no próximo trimestre e chuvas diminuem

    O Departamento de Climatologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) prevê que, nos próximos três meses, o fenômeno El Niño permanecerá ativo, mas sua força diminuirá progressivamente até alcançar a neutralidade. Nesse ponto, espera-se que o El Niño não exerça mais influência nos padrões de chuva e temperatura em Santa Catarina.

    Com essa transição, a previsão destaca que, nos meses de fevereiro, março e abril, as chuvas devem aproximar-se da média, enquanto as temperaturas permanecem acima da média para o período.

    Fevereiro ainda deverá ser bastante chuvoso entre os planaltos e o litoral de Santa Catarina, devido à circulação marítima. Nessas áreas são esperados em torno de 200 mm a 250 mm de precipitação ao longo do mês. Já entre o Extremo Oeste e os planaltos, a chuva tende a ser mais irregular. As temperaturas continuam elevadas, consideradas acima da média para o mês.

    Publicidade

    Em março, a precipitação reduz em todo o estado, com acumulados variando entre 150 mm e 200 mm no litoral e Oeste catarinense, e entre 125 mm e 150 mm no restante do estado. Em abril, a chuva diminui ainda mais, com valores de até 150 mm na maioria das regiões, marcando a transição para um período menos chuvoso em Santa Catarina.

    + Veja a previsão do tempo para 5 dias em SC
    + Notícias do tempo em Santa Catarina

    Publicidade
    COMPARTILHAR