Em emergência, Florianópolis registra mais de 1 mil pessoas desalojadas

Maioria se abriga em casa de parentes ou amigos; 34 mil casas estão sem luz

A Prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência durante a madrugada desta quinta-feira (1/12) por causa das chuvas, situação semelhante em diversos municípios catarinenses. Na noite anterior o prefeito, Topázio Neto, já havia determinado a suspensão das aulas.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram reparos em ruas que foram afetadas, mas que já estão sem água acumulada. Foram identificados 72 pontos de alagamentos pela cidade, 11 deslizamentos e desabamentos, seis interdições.

Uma família de três pessoas está desabrigada e hospedada no Hotel conveniado da Prefeitura, além de cerca de 1 mil pessoas desalojadas, abrigadas na casa de familiares.

Publicidade

Segundo boletim da prefeitura às 11h, os bairros de Florianópolis mais afetados por esse período de chuvas, até o momento, são:

– Campeche, com 11 ocorrências de alagamentos e queda
– Costeira, com sete ocorrências de queda e deslizamento
– Ingleses, com 21 ocorrências de alagamentos e desabamento
– Rio Tavares, com 13 ocorrências de alagamentos e queda de muro
– Rio Vermelho, com 18 ocorrências de alagamentos
– Ribeirão, com ao menos uma ocorrência de deslizamento

Estr. Francisco Thomas dos Santos
Estr. Francisco Thomas dos Santos, Pantano foi Sul estrada que faz a ligação do sertão do Ribeirão, totalmente bloqueada por deslizamento.

As equipes municipais também estão nas ruas realizando cortes, podas e retiradas de árvores e galhos que caíram, para liberar as vias. No córrego Grande, a Rua João Piu Duarte ficou coberta por barro ue desceu das encostas desmatadas. A Rua Pau de Canela, no Campeche, teve a abertura de uma grande cratera. Funcionário do município trabalham no local.

De acordo com a Celesc, na capital havia 34,4 mil unidades consumidoras sem energia elétrica ao meio-dia.

+ Adutora da Casan rompe com cheia do Rio Imaruí
+ Municípios de SC registram 4 vezes volume de chuva normal
+ BR-101 e BR-282 estão interditadas na Grande Florianópolis

Transporte público em Florianópolis

Todas as linhas do transporte coletivo de morro operam com alterações. Durante essa manhã os itinerários são flexionados, em busca de uma normalização gradativa. Linhas prejudicadas no Sul pelo fechamento do 405 estão operando pela estrada nova do aeroporto (são elas: 410, 430, 460, 847, 4125, D563, D565). A linha 185 – UFSC Semidireto segue saindo de acordo com a demanda, visto que a instituição suspendeu as aulas no dia de hoje.

Publicidade
COMPARTILHAR