Enem 2025: prazo para pedir reaplicação termina na sexta-feira (21)

    Afetados por logística ou doenças infecciosas têm direito

    Candidatas conferem informações no celular enquanto aguardam a abertura dos portões para participar do Enem.
    Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Divulgação

    Os participantes que perderam um ou dois dias de provas do Enem por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação do exame até às 12h da próxima sexta-feira (21/11), no horário de Brasília.

    “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia ou por fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.”

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que realizará apenas uma reaplicação do Enem.

    Como solicitar
    Publicidade

    O participante deve acessar a Página do Participante, no site do Inep, e fazer o login pela plataforma Gov.br. Em seguida, precisa enviar um documento legível, em português, que comprove o motivo da solicitação e registre a data correspondente ao dia perdido do Enem 2025.

    Situações

    Os candidatos que vivem em cidades atingidas por desastres naturais terão o direito à reaplicação assegurado. O ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou os participantes de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, onde um tornado atingiu o município no dia 7 de novembro e deixou 90% da cidade destruída, segundo a Defesa Civil.

    O edital do Enem também prevê o direito à reaplicação para quem enfrentou problemas logísticos durante as provas ou apresentou doença infectocontagiosa em qualquer um dos dois dias do exame.

    Doenças infectocontagiosas

    O edital determina que o participante infectado por tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza A ou B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19 deve pedir reaplicação.

    Problemas logísticos

    O Inep considera como problemas logísticos situações como desastres naturais que prejudiquem a estrutura do local, falta de energia que impeça a visibilidade da prova ou qualquer falha operacional que comprometa a aplicação.

    Análise

    A equipe do Inep avaliará cada caso individualmente. A participação na reaplicação depende da aprovação do documento de comprovação.

    Quando o Inep aceitar o pedido, o candidato fará a prova nos dias 16 e 17 de dezembro. O inscrito responde apenas às provas do dia em que deixou de participar do Enem.

    * Fonte: Agência Brasil

    Publicidade
    COMPARTILHAR