Epagri emite alerta de ciclone na costa catarinense para o final de semana

    O ciclone favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no domingo

    imagem de satelite do sul do brasil em escala de cinza mostrando formação de nuvens sobre linhas que mostram a divisão dos estados
    Imagem de satélite mostra a formação de nuvens sobre o mar nesta quinta - Foto: Epagri/Ciram

    De acordo com o serviço meteorológico da Epagri/Ciram, no sábado (27/10) um ciclone extratropical intensifica-se na costa sul do Brasil, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

    A previsão é de ventos fortes no litoral nesse dia, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h. No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no domingo.

    A equipe de meteorologia da Epagri/Ciram estará monitorando a formação deste ciclone na costa nos próximos dias, atualizando a previsão em boletins. A Defesa Civil de Santa Catarina também se mantém em alerta caso as condições climáticas piorem.

    Ciclones extratropicais
    Publicidade

    Ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos que atuam no litoral sul do Brasil durante todo o ano, apresentando maior frequência entre final de outono e início da primavera. Quanto maior a intensidade dos ciclones e maior sua proximidade da costa, maior será a intensidade dos ventos e adversidade de mar no litoral de SC. Por isso a importância de monitorar a formação, intensidade e trajetória de deslocamento de tais sistemas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR