Equipes vão atuar com retroescavadeiras para conter incêndio no Rio Vermelho

área de mata com chão queimado e vegetação parcialmente queimada, com fumaça
Aceiros (desbaste em volta da área em chamas) serão abertos no Parque do Rio Vermelho, norte da ilha, para conter o incêndio - CBM/Divulgação/CSC

Com a seca dos últimos dias – que pela previsão deve se alongar até o final de semana – o incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho, iniciado na tarde de quarta, será combatido com duas retroescavadeiras.

A técnica será adotada porque o fogo atinge uma área de turfa, um material orgânico em decomposição que fica no chão da mata, e que quando incendiado, queima abaixo da superfície e expele grande quantidade de fumaça. Moradores de diversos bairro de Florianópolis relatam a presença da nuvem de queimada nesta quinta-feira (12).

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente seguem no local fazem o combate às chamas. A utilização das retroescavadeiras será para a abertura de aceiros, que impedem a propagação do fogo fazendo desbastes no perímetro do local atingido.

Publicidade

De acordo com o CBM, é necessário que os motoristas que passem pela rodovia SC 406, que corta a área do Parque do Rio Vermelho, tenham atenção redobrada, tanto por causa da fumaça, quanto da presença das equipes e das retroescavadeiras nas margens, trafegando em velocidade reduzida.

Como não há previsão de chuva para a região nos próximos dias, a presença de fumaça deverá persistir.

Alerta meteorológico

O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) emitiu alerta meteorológico nesta quinta para a onda de calor e baixa umidade do ar que atinge o estado.

A previsão é de que o calor intenso, com temperatura máxima de 35°C a 38°C, pode atingir os 40°C no final de semana. O ar segue muito seco, com valores de umidade relativa abaixo de 40%, na maioria das regiões, podendo atingir valores de 15% a 20% especialmente no Oeste.
Essa condição, alerta o Ciram, favorece focos de queimada em todo o estado.

Publicidade