uma atriz e dois atores gesticulam olhando para o alto e um palco pouco iluminado
Foto: Gustavo Gavotti/Divulgação

A partir do próximo sábado (15/9), Florianópolis se transforma em um grande palco com o retorno do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, o maior evento relacionado a teatro em Santa Catarina. O festival ocorre até 22 de setembro e tem na abertura a presença da Cia teatral argentina Urraka, que trabalha baseada na ideia de ressignificar os objetos do cotidiano para dar um sentido musical.

O Floripa Teatro é realizado pela Prefeitura de Florianópolis e está de volta com uma programação composta por mais de 100 atividades teatrais integralmente gratuitas.

Em sete dias, 53 grupos teatrais de diversas cidades do Brasil farão 86 apresentações em 30 espaços públicos e privados da cidade, entre eles o TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), Teatro Pedro Ivo e o Teatro da Ubro.

Publicidade

Treze cidades brasileiras serão representadas pelos seus artistas e apresentarão seus trabalhos na capital catarinense. Além disso, duas montagens argentinas integram a programação da Mostra Oficial e prometem chamar atenção do público. De Buenos Aires, vem “Kutumpra”, da Cia Urraka, que abre o festival no dia 15, às 20h, no TAC.

O espetáculo de humor sem texto mistura a música e o movimento para relatar histórias pequenas, atravessando as barreiras da linguagem, como no cinema mudo e na pantomima. No cenário, que representa um típico bairro portenho, sete personagens transformam cada objeto em instrumentos musicais: garrafas de vidro, baldes, tubos de plástico, tampas de refrigerantes, entre outros, além do próprio corpo. São usados para fazer música e tocar diferentes ritmos a chacarera, chamamé, milonga, reggae, jazz, cumbia e rock eletrônico, por exemplo. A Cia Urraka volta a se apresentar no bolsão final da Av. Beira-mar Continental e na Praça Bento Silvério.

A outra peça teatral argentina é da Liga Profesional de Improvisación, que tem 25 anos de estrada. Eles trazem “Shakespeare inédito” que também pode ser visto no TAC no dia 16, às 19h30. O trabalho é dirigido pelo dramaturgo Ricardo Behrens e é construído com ajuda do espectador, que faz um mergulho em importantes de William Shakespeare.

A programação completa do Floripa Teatro – 23ª Festival Isnard Azevedo pode ser conferida no site do evento. Toda a programação do Festival é gratuita. Os ingressos estarão à disposição nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes da apresentação de cada espetáculo.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here