Estação Verão: reforço na Segurança Pública reduz indicadores de criminalidade na primeira semana do ano

policiamento no programa Estação Verão ajuda a reduzir criminalidade
Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação

Santa Catarina abriu 2026 com queda nos principais índices de criminalidade. O balanço considera os primeiros sete dias de janeiro e compara com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Logo no início do ano, o estelionato apresentou a maior redução. Entre 1º e 7 de janeiro, os registros caíram 43,5%, passando de 1.842, em 2025, para 1.041 neste ano. Além disso, os furtos também recuaram. O número diminuiu 34,3%, de 2.569 para 1.687 ocorrências. Na mesma linha, os roubos seguiram em queda. Ao todo, os casos reduziram 28,9%, com 86 registros em 2026, contra 121 no ano anterior.

Da mesma forma, a violência doméstica apresentou diminuição no período analisado. As ocorrências caíram 16,3% e passaram de 1.838 para 1.538 registros. Além disso, outro indicador relevante também mostrou redução. Os roubos de veículos recuaram 43,8%, com queda de 16 para nove casos.

Publicidade

Os dados foram consolidados pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal. Segundo o governo do estado, esse resultado reflete o trabalho integrado das forças de segurança. Nesse contexto, a Operação Estação Verão teve papel central durante a alta temporada.

O governador Jorginho Mello afirmou que o planejamento, a prevenção e a resposta rápida contribuíram para a redução dos índices. Ele também citou os investimentos feitos pelo Estado na área da segurança pública.

Policiamento reforçado

Durante a alta temporada, a Polícia Militar ampliou o policiamento em todas as regiões de Santa Catarina. Para isso, a corporação deslocou policiais de outras áreas do estado e incorporou 328 novos soldados formados em dezembro. Com isso, mais de 500 policiais atuam diariamente ao longo da operação.

Além do reforço no efetivo, o governo destinou mais de R$ 5 milhões à Polícia Militar. Com esses recursos, a corporação garante a permanência dos agentes nas áreas de maior movimento. Ao mesmo tempo, as ações alcançam todo o estado. Ainda assim, a operação prioriza 28 cidades litorâneas e 26 estâncias hidrominerais, que concentram os principais destinos turísticos.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM
Estrutura e atendimento ao turista

Além das ações operacionais, a Polícia Militar investiu na melhoria das condições de trabalho durante o verão. Nesse sentido, os policiais passaram a usar uniformes adaptados às altas temperaturas, como a camiseta Combat Shirt Unissex Verão.

A corporação reforçou o atendimento aos visitantes. Assim, policiais bilíngues atuam nas regiões turísticas para facilitar a comunicação com turistas estrangeiros e ampliar a sensação de segurança durante a temporada.

Publicidade
COMPARTILHAR