Feira da Freguesia festeja a Primavera em edição neste domingo (9)

menina bebê no colo de um homem olha para a câmera; ao redor pessoas circulam e barracas da feira ao fundo, com algumas árvores
Atrações musicais, culturais e artísticas serão promovidas para divertir visitantes de todas as idades - Foto: PMSJ/Divulgação

O mês de setembro marca o início da estação das flores e será celebrado com festa na próxima edição da Feira da Freguesia, que acontecerá neste domingo (9/9), no Centro Histórico de São José. Com uma programação pra lá de especial, o evento festejará a chegada da Primavera com atrações culturais, artísticas e musicais, das 11h às 19h, para reunir moradores e visitantes no coração da cidade.

A partir das 11h, o Museu Histórico Municipal estará aberto com a Exposição do Projeto AudioGuias, que proporciona ao público uma visita guiada por áudio em inglês, espanhol, português e libras e contempla pessoas com deficiência auditiva e visual. A Exposição Datilografando o Passado e o Projeto Bem Estar, com sessões de Reiki e Arteterapia, também serão opções diferenciadas de atividades no local. Às 16h, a Tai Chi Escola Pa Kua Kobrasol mostrará aos visitantes um pouco da prática da arte marcial chinesa.

Na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, o público poderá conferir a Exposição Fotográfica “Momentos”, a Taberna dos Heróis com Jogos de Tabuleiros e a experiência Supera com exercícios para o cérebro. A partir das 14h, na Biblioteca Municipal, os visitantes poderão participar de uma Oficina de Mandalas com Franciele Martins, e de uma sessão de Contação de História. Das 11h às 18h, o evento também proporcionará uma visitação pela Igreja Matriz de São José e a visita guiada “São José para todos” com a guia Daisy Bevacqua.

Publicidade

Na Praça Hercílio Luz, a festa continua para receber a Primavera com a distribuição de pequenos arranjos chamados de Minibanas, que são baseados na arte milenar japonesa de cuidar das plantas. O evento promoverá ainda a distribuição de Mudas do Horto Florestal e a Oficina de Horta. O grafiteiro Rhuan Santo é presença confirmada na praça para demonstrar o trabalho de grafite ao vivo para o público. As personagens Zefa e Tainhota, assim como a mascote da Feira da Freguesia, estarão na praça divertindo os visitantes.

No palco, a festa rola a partir das 11h com banda musical e apresentação de Dança Contemporânea de Manuela Martins, Dança Circular com a professora Virgínia de Mello Shinzato, Grupo Poison com Meyreane de Lima Borges, Grupo de Dança K.B, Grupo Folclórico Tanzen Freund und Liebe de São Bonifácio, Capoeira Grupo Madeira, Boi de Mamão com o Grupo de Teatro Adolpho Mello, Aulão de Forró e de Tango com o Ateliê da Dança, e o Grupo Infantil Amandha Moura.

Já no Coreto, a partir das 14h30min, quem fará a festa é a Banda Kronix, seguida da apresentação de Hilary e Thiago Voz e Violão e a Banda Vã Filosofia. Às 19h a programação encerra com a celebração da missa na Igreja Matriz de São José.

A Feira da Freguesia é promovida pela Prefeitura de São José por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT). A feira ao ar livre já é um evento tradicional no Centro Histórico de São José, e tem o objetivo aproximar a população da arte, da cultura, da boa gastronomia e das tradições açorianas. Em caso de chuva, a programação poderá ser cancelada.

Publicidade