Feiras de Matemática e Conhecimento reúnem estudantes de Florianópolis

Estarão em exposição trabalhos de 16 escolas e da Universidade Federal de Santa Catarina

Alunos do 5º ano da EBM Costa de Dentro fabricam monocórdio para apresentar nas Feiras de Matemática e Conhecimento em Florianópolis.
Alunos do 5º ano da EBM Costa de Dentro constroem o Monocórdio no projeto “O que a música nos ensina sobre frações”, explorando conceitos matemáticos de frações por meio da música. Foto: PMF/Divulgação

A Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, receberá três grandes eventos educacionais na próxima quinta-feira (11). O espaço sediará as Feiras Regional e Municipal de Matemática e, além disso, a Feira Municipal do Conhecimento.

Ao todo, 17 instituições confirmaram participação. Entre elas estão escolas da rede municipal, uma escola estadual e também a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dessa forma, 39 trabalhos serão expostos das 9h às 12h e das 13h às 15h30.

Os encontros estimulam a troca de experiências pedagógicas e científicas. Além disso, aproximam estudantes e professores em torno da Matemática, das Ciências e das Linguagens. A Secretaria Municipal de Educação organiza toda a programação.

Feira Municipal do Conhecimento
Publicidade

Treze escolas municipais inscreveram 23 atividades. Entre os destaques está o projeto “Ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti”, desenvolvido pelo 2º ano da EBM Maria Conceição Nunes. A iniciativa envolveu aulas expositivas, montagem de armadilhas e acompanhamento da proliferação do inseto. Por isso, o trabalho contribui para conscientizar sobre dengue, zika e chikungunya.

Vidro com mosquito Aedes Aegypti usado em apresentação nas Feiras de Matemática e Conhecimento em Florianópolis.
Mosquito Aedes Aegypti. Foto: PMF/Divulgação

Outro exemplo vem da Escola do Futuro da Tapera. O 8º ano apresentará “ROBOI de mamão: tradição, cultura e robôs”. A proposta nasceu do interesse dos estudantes do Clube de Ciências em eletrônica e energia. Houve, então, uma parceria com o curso de Engenharia Eletrônica do IFSC. Como resultado, os grupos construíram robôs inspirados no Boi de Mamão.

Alunos da turma trabalhando na construção do “ROBOI de mamão” para as Feiras de Matemática e Conhecimento em Florianópolis.
Turma produzindo o ROBOI de mamão. Foto: PMF/Divulgação

As produções concorrem nas categorias anos iniciais, anos finais, educação infantil e professor. Portanto, os jurados avaliarão comunicação, relevância científica e social, criatividade e originalidade.

Feiras Regional e Municipal de Matemática

Sete instituições inscreveram 16 trabalhos. Entre elas estão cinco escolas municipais, a Escola Estadual Básica Américo Dutra Machado e, além disso, a UFSC.

O 5º ano da EBM Costa de Dentro apresentará “Monocórdio: o que a música nos ensina sobre frações”. A turma construiu instrumentos musicais e, dessa forma, aplicou cálculos de multiplicação e divisão para compreender frações.

Já o 6º ano da EBM Albertina Madalena Dias elaborou o estudo “Da existência ao teorema: um estudo no mundo dos triângulos”. O grupo mergulhou no contexto histórico e investigou construções geométricas, enquanto explorava a relação entre os elementos do polígono.

Ao final, sete trabalhos serão selecionados para a Feira Estadual de Matemática. O evento ocorrerá entre 5 e 7 de novembro, em Pouso Redondo. Nesse caso, a comissão avaliará comunicação, domínio do conteúdo, relevância científica e social.

Serviço

Data: 11 de setembro, quinta-feira
Horário: 9h às 12h e das 13h às 15h30
Local: Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino
Endereço: Servidão Três Marias, 1072, Ingleses

Publicidade