A inflação local em Florianópolis acumulada em 2023 ficou em 5,23%, o que deve ficar acima da inflação nacional medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve ficar em torno de 4,5%, de acordo com projeções do Banco Central. O IPCA acumulado até novembro está em 4,04%.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Udesc, através da Esag.

Os preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias de Florianópolis subiram 0,29% em dezembro, desacelerando em relação à inflação registrada no mês anterior, de 0,37%.

Publicidade

Mesmo com a queda nos combustíveis para automóveis, os preços ligados aos transportes pesaram no índice, principalmente por conta do aumento nas passagens aéreas. Seis dos nove grupos pesquisados tiveram aumento.

Entre os grupos pesquisados, o maior aumento acumulado em 2023 foi o dos transportes (8,1%), seguido dos artigos de residência (7,2%), educação (6,9%), habitação (6,4%) e saúde e cuidados pessoais (6%).

Já a inflação dos alimentos ficou abaixo do índice geral, com 3,9%, assim como comunicação (4,6%) e despesas pessoais (3%). O grupo vestuário foi o único a ter queda nos preços (-6,6%).

Acompanhe as notícias no Whatsapp

Publicidade
COMPARTILHAR