A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis começou a instalar novas placas no entorno do Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi Fritz Müller. A iniciativa é do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC) e integra o Projeto Capi Floripa. O objetivo é orientar a população sobre uma convivência respeitosa com as capivaras.
Por enquanto, as placas estão sendo colocadas nas áreas ao redor do parque, onde há maior número de avistamentos. No entanto, outras 30 placas serão instaladas em diferentes pontos da cidade. Entre eles, o Jardim Botânico, o Parque Ecológico do Córrego Grande, outras regiões do Itacorubi e áreas no Norte e Sul da Ilha.
Segundo o secretário Alexandre Waltrick, a ação é parte de um trabalho de educação ambiental. “A presença das capivaras nos espaços urbanos exige atenção e respeito. A instalação de placas é um reforço de que precisamos adaptar nossa conduta à presença desses animais”, afirmou.
Além das placas, a prefeitura acompanha pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os estudos se concentram na coleta de carrapatos em áreas com capivaras e em carcaças de animais mortos. Também está em debate o cercamento estratégico de algumas áreas, para garantir a segurança dos animais e da comunidade.
Nas escolas, o projeto segue com ações educativas. Atividades práticas, artísticas e de monitoramento vão fortalecer a sensibilização ambiental iniciada na escolha da mascote. O foco é a formação de estudantes e professores.