Mais uma ação da Operação Verão ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/12), em Florianópolis. Desta vez, a Prefeitura realizou a Operação Ordem na Orla na Praia da Daniela. Com isso, o município reforçou o combate ao comércio ambulante irregular. Além disso, a iniciativa buscou ampliar a segurança e manter a ordem pública no litoral.
A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública coordenou a ação. Ao mesmo tempo, a Polícia Militar prestou apoio operacional. Assim, as equipes percorreram a orla e, durante as vistorias, identificaram diversas irregularidades.
Apreensões e irregularidades
Durante a operação, os agentes apreenderam 17 carrinhos sem alvará. Além disso, recolheram 413 artigos de praia, como roupas, bonés, chapéus e brinquedos. Do mesmo modo, retiraram seis rádios usados para comunicação entre ambulantes e duas churrasqueiras.
Ainda durante a fiscalização, as equipes apreenderam alimentos e bebidas. Entre os itens estavam milho, coco, açaí e produtos utilizados no preparo de coquetéis. Dessa forma, o município retirou da praia materiais em desacordo com as normas.
Trabalho integrado
A ação, por sua vez, resultou de um mapeamento prévio realizado por equipes de inteligência. Antes da operação, houve verificação multissetorial. Nesse processo, participaram a fiscalização ambiental e a de posturas. Além disso, o suporte policial garantiu a segurança de todos os envolvidos durante a operação.
A Fiscalização de Serviços Públicos coordenou os trabalhos. Em conjunto, atuaram o Procon e a Guarda Municipal. Também participaram a Floram e a Vigilância Sanitária. Por fim, a Polícia Civil e a Polícia Militar deram apoio às equipes em campo.
Fiscalização contínua
Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, a fiscalização ocorre desde o início da temporada. “Desde o começo do verão, estamos firmes na fiscalização para deixar claro que o comércio irregular não será tolerado. Por isso, a Operação Ordem na Orla segue de forma contínua, garantindo mais segurança, organização e respeito às regras nas praias de Florianópolis”, afirmou.











