Florianópolis mantém restrição a comércio de rua e setor hoteleiro

Após o anúncio do governo estadual de que irá reabrir do setor hoteleiro e comércio de rua, a prefeitura de Florianópolis decidiu barrar a liberação. Como disse o governador Carlos Moisés na coletiva desse sábado (11/4), os municípios receberão apoio quando decidirem por medidas mais restritivas na quarentena.

Foi a decisão do prefeito da capital, Gean Loureiro. Segundo ele a medida de manter essas atividades fechadas por mais sete dias, pelo menos, é para evitar que a cidade se torne um local atrativo para circulação e aglomeração de pessoas. As locadores de veículos também serão novamente fechadas na cidade.

“Nós não temos condições nesse momento de liberar. O próprio governador falou ‘estou liberando mas em municípios que tenham alta incidência de contaminados, têm que fazer restrições’. Florianópolis é o que mais tem em Santa Catarina, a mensagem foi direto para nós”, disse o prefeito em transmissão ao vivo.

Publicidade

Já em outra live, com jornalistas, o prefeito falou que quer as lojas abertas, mas é obrigado a manter restrições caso os estabelecimentos não sigam as medidas para evitar a propagação do coronavírus. As medidas agora serão mais restritivas na cidade, com no máximo um cliente por 4m² em diversos estabelecimentos ou um cliente por atendente. “Se as lojas não respeitarem as determinações, não controlarem filas, eu vou baixar um decreto e fechar todas”, disse o prefeito.

Sobre a verba do Ministério da Saúde repassada nessa semana ao município (R$ 3,7 milhões), Loureiro disse que é apenas para diminuir o prejuízo e que a prefeitura investe no controle da pandemia “dezenas de milhões”, principalmente em testes e equipamentos de proteção. Foram, segundo ele, 35 mil testes rápidos adquiridos até o momento. O questionamento do Correio SC a respeito de como o dinheiro seria investido na pandemia fez o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo, dar risada.

Até esse sábado, Florianópolis tem 218 casos confirmados de coronavírus, com três óbitos pela Covid-19, de acordo com números próprios. Pelas confirmações do governo de SC, são 173.

Publicidade