Florianópolis terá monitoramento por câmeras de reconhecimento facial no 7 de Setembro

Câmeras de reconhecimento facial instaladas na Avenida Beira-Mar Continental durante o desfile de 7 de Setembro em Florianópolis, monitorando o público.
Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC/Divulgação

Florianópolis vai reforçar a segurança no Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência, neste domingo (07/09), na Avenida Beira-Mar Continental. Para isso, o Governo de Santa Catarina instalou 10 câmeras com inteligência artificial ao longo da orla. Assim, o público será monitorado em tempo real durante o evento. Caso os testes deem certo, os equipamentos poderão operar de forma permanente no Bairro Estreito.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, explica que a tecnologia aumenta a cobertura e agiliza a resposta das forças de segurança. Além disso, testes anteriores em eventos como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão em Lages e o aniversário de Balneário Camboriú resultaram em mais de 15 prisões e na localização de pessoas desaparecidas. Portanto, a divulgação do uso das câmeras já reduziu significativamente a criminalidade nesses eventos.

“Santa Catarina já é reconhecida como o estado mais seguro do país. No entanto, com o ProRef, avançaremos para um novo patamar de segurança. De fato, este é um pedido do governador Jorginho Mello. Em breve, o reconhecimento facial estará presente em todos os municípios catarinenses. O projeto já está em licitação e queremos iniciar a instalação antes do verão”, afirma Graff.

Publicidade

Além disso, após as comemorações do 7 de Setembro, o governo realizará novos testes na Oktoberfest em Blumenau e na Schützenfest em Jaraguá do Sul.

Como funciona o ProRef

O sistema captura imagens faciais em tempo real. Em seguida, o programa cruza os dados com os bancos da Segurança Pública. Caso identifique alguma restrição, ele alerta imediatamente a central de monitoramento. Logo depois, a guarnição mais próxima chega ao local, confirma a identidade e, se necessário, realiza a detenção para os procedimentos legais.

Dessa forma, o sistema garante resposta rápida e reforça a segurança do público durante grandes eventos.

Investimento e expansão

O governador Jorginho Mello autorizou R$ 40 milhões para a primeira fase do ProRef. Inicialmente, 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes receberão 1.000 câmeras. Esses municípios concentram 76% da população e registraram 73% dos homicídios em 2024.

Além disso, o governo vai construir 10 grandes centros de processamento em todo o estado, com servidores de alta capacidade e softwares capazes de suportar sistemas ativos, como o Bem-Te-Vi. Assim, o objetivo é expandir o reconhecimento facial para todos os municípios catarinenses.

Graff destaca a importância da cooperação entre Estado e municípios. Por isso, recomenda que os gestores municipais aguardem os desdobramentos do ProRef antes de investir em novas tecnologias. Dessa forma, o software do governo poderá se integrar aos sistemas das prefeituras, conectado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), garantindo acesso aos bancos de dados”, conclui.

Publicidade