Floripa Teatro terá programação especial para o público infantil

crianças sentadas no chão assistem a uma peça em ambiente muito escuro iluminado apenas ao centro onde há um peixe
Dez espetáculos voltados para a criançada fazem parte da 23ª edição do evento; escolas da rede pública podem inscrever suas turmas para prestigiar as apresentações - Foto Divulgação

Promover uma viagem ao mundo do lúdico e da imaginação através do teatro. Este é um dos objetivos da edição 2018 do Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo, confirmado entre os dias 15 e 22 de setembro, e que terá uma programação especial para o público infantil.

Nesta edição, diversos espetáculos são completamente voltados para as crianças, fazendo um verdadeiro encontro entre artistas e seu público em formação, seja em escolas, teatros e /ou espaços públicos. De Itajaí, por exemplo, vem “#mergulho”, com a Eranos Círculo de Artes, que se apresenta dentro da Mostra Oficial, no dia 21, no Teatro Sesc Prainha, em dois horários: às 10h e às 15h. Com duração de 30 minutos, a Cia foca o trabalho nas crianças de 01 a 06 anos com uma história feita a partir de desenhos e textos sobre o mar, criados por uma criança para uma pesquisa que compôs o espetáculo.

Já para as crianças um pouco maiores, de 6 a 12 anos, a Cia Contacausos, de Chapecó, traz o monólogo “Esticando as canelas”, no dia 17 de setembro para a Casa do Palhaço às 9h30, e às 14h30, com apresentação programada para a E.B Professora Herondina Medeiros Zeferino. O espetáculo é uma contação de histórias populares da tradição oral brasileira e que falam sobre a hora de esticar as canelas, abotoar o paletó, entregar a rapadura, ou seja, bateras botas. Os contos selecionados são apresentados pela atriz, diretora e autora Josiane Geroldi.

Publicidade

Também no dia 17, às 14h30, no Círculo Artístico Teodora, o grupo Duas e Só traz por meio de contação de história o espetáculo “Antiprincesas”, dentro da 2ª Mostra Quintas Cênicos. A história traz relatos de três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, que já em suas épocas não encaixavam em estereótipos de gênero.

As escolas da rede pública podem solicitar a reserva de impressos para os alunos por meio de um formulário disponível no site do evento.

Para as crianças ainda tem a oficina “Vivência teatral para crianças”, que será ministrada no dia 19, às 14h e às 18h, por Diana Adada Padilha e Giovana Rutkoski, e destinada aos pequenos de 06 a 10 anos. A Roda de Conversas Teatrais também vai permear o assunto com o tema Teatro para a infância – Um novo olhar, mediada por Nini Beltrame, no dia 17, às 17h, na Casa do Teatro. A ideia é abordar assuntos, como a arte dramática desenvolvida para as crianças na atualidade, perspectivas e linguagens diferenciadas.

Toda a programação do Festival é gratuita. Os ingressos estarão à disposição nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes da apresentação de cada espetáculo. Será permitida a retirada de dois ingressos por pessoa antes de cada sessão. A idade mínima para os espetáculos é recomendada com base nas informações fornecidas pelos grupos teatrais.

Serviço: Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo

Quando: de 15 a 22/9
Onde: diversos locais públicos e privados de Florianópolis
Quanto: gratuito
Informações e programação completa em: www.floripateatro.com.br
Serviço dos espetáculos

Publicidade
COMPARTILHAR