A Polícia Militar prendeu um homem com mandado de prisão na tarde deste sábado (19/07), em Balneário Camboriú. Por volta das 15h20, a equipe localizou o suspeito na Avenida Atlântica, perto da Rua 2100. A ação ocorreu graças à integração do sistema de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e o motopatrulhamento.
Primeiro, câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana identificaram o homem. Em seguida, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) emitiu o alerta, informando que ele tinha um mandado em aberto por pensão alimentícia.
Logo depois, a equipe do 12º Batalhão chegou ao local e abordou o suspeito. A revista pessoal não encontrou nenhum objeto ilícito. A equipe confirmou a ordem judicial por meio do sistema judiciário e, então, conduziu o homem sem lesões até o Presídio da Canhanduba, em Itajaí.
Esse caso reforça o papel da tecnologia no combate à criminalidade em Santa Catarina. Além disso, o uso de drones com reconhecimento facial tem se mostrado eficiente para localizar foragidos e monitorar áreas movimentadas.
Durante o aniversário da cidade, neste domingo, o governador Jorginho Mello destacou os investimentos em tecnologia para fortalecer as forças de segurança. Segundo ele, a combinação das câmeras fixas com reconhecimento facial e o uso de drones ajuda o estado a manter o título de mais seguro do Brasil.
Neste fim de semana, quando Balneário Camboriú completou 61 anos de emancipação política, o Governo de Santa Catarina realizou os primeiros testes com drones para reconhecimento facial. Essa iniciativa integra os estudos técnicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que vem aplicando a tecnologia em grandes eventos públicos no Estado.
Como o sistema funciona
O sistema captura imagens faciais em tempo real por meio de câmeras inteligentes. Em seguida, cruza os registros com os bancos de dados da Segurança Pública. Se encontrar alguma restrição, o sistema envia um alerta à central de monitoramento. Depois, a guarnição mais próxima recebe a ordem para abordar o suspeito, confirmar a identidade e, se necessário, prender o indivíduo para os procedimentos legais.
Nos primeiros testes, a Polícia Militar de Santa Catarina usou três drones da marca DJI: um Mavic 3 Enterprise Thermal e dois Matrice 30T Thermal. Policiais militares operam os equipamentos.