Santa Catarina enfrenta uma nova frente fria neste fim de semana. Por isso, a instabilidade traz chuva intensa, temporais isolados, ventos fortes e eventual queda de granizo. Além disso, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC) alerta para risco de raios, rajadas de vento e ressaca no litoral.
A frente fria começa a atuar na tarde de sexta-feira (17/10), primeiro pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Em seguida, avança para todas as regiões. Enquanto isso, o vento sul se intensifica especialmente no Litoral e nas serras, com rajadas de até 80 km/h. Consequentemente, o mar fica agitado, com ondas entre 2 e 3 metros. Além disso, a nebulosidade mantém as temperaturas mais amenas, que caem ainda mais no domingo (19), quando as mínimas chegam a 5°C na Serra.
Quinta-feira (16)
O tempo fica instável em todo o estado. No Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí, há risco de temporais com ventos fortes e granizo. No litoral, a chuva ocorre de forma isolada. Apesar disso, as temperaturas chegam a 27°C no início da tarde, mas caem rapidamente com o avanço das nuvens.
Sexta-feira (17)
A frente fria favorece temporais com chuva intensa. Inicialmente, o Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul registram instabilidade. Em seguida, o fenômeno avança para o restante do estado. Assim, as temperaturas permanecem amenas, em torno de 20°C nos planaltos e Grande Oeste. No litoral, chegam a 30°C, com sensação de abafamento.
Sábado (18)
Embora a instabilidade diminua no interior, o litoral continua com chuva. Além disso, o vento sul se intensifica, com rajadas de 50 a 70 km/h, podendo chegar a 80 km/h em áreas serranas e litorâneas. Consequentemente, o mar fica agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros, aumentando o risco de ressaca. As temperaturas variam entre 10°C nos planaltos e 19°C no litoral.
Previsão para os próximos dias
A partir de domingo, o tempo volta a ficar firme e seco na maior parte do estado. Dessa forma, as mínimas variam de 7°C a 10°C, podendo chegar a 5°C na Serra. Enquanto isso, durante a tarde, os termômetros sobem para 18°C a 21°C. No litoral, o sol aparece entre nuvens, e as máximas superam os 20°C.
Por isso, a Defesa Civil reforça a atenção nas áreas litorâneas e serranas devido à ressaca e rajadas de vento.