Frente fria avança por SC associada a ciclone

    Uma frente fria avança por SC nesta terça-feira (21/9), associada a um ciclone com centro no Litoral do Uruguai, mantendo o tempo instável e  com chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa e com risco para temporais desde o amanhecer nas áreas de divisa com o RS e a partir do final da manhã nas demais regiões.

    Segundo a previsão da Defesa Civil, as temperaturas máximas não sobem tanto, se comparadas aos dias anteriores. No Litoral Norte as máximas chegam aos 28°C e nas demais regiões não passam dos 23°C. O destaque do dia será o vento forte no Litoral, provocado pelo ciclone, o que também deixa o mar muito agitado com risco de ressaca.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e alto associado aos ventos fortes, mar agitado e ressaca.

    Quarta-feira

    Para a quarta-feira (22) a previsão é que uma massa de ar seco chega ao Sul do Brasil e estabiliza o tempo na maior parte de Santa Catarina. Apenas o Litoral e áreas próximas permanecem com mais nuvens e condições para chuva fraca e ocasional, devido aos ventos que sopram do mar para o continente (circulação marítima).

    Publicidade

    No amanhecer volta a fazer frio, com mínimas em torno dos 3°C na Serra, variando entre 12 e 15°C no  Litoral e entre 7 e 12°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Oeste, variam entre 15 e 18°C no Planalto Sul e entre 18 e 21°C nas demais regiões.

    O vento, que varia de sudeste a nordeste, permanece forte no amanhecer, mas perde força no decorrer do dia. O mar segue agitado em todo o Litoral de SC.  O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao vento forte, mar agitado e ressaca.

    Publicidade