Santa Catarina enfrenta queda acentuada nas temperaturas nesta quinta-feira (17/07). O avanço de uma massa de ar frio e seco impacta especialmente o Oeste e os Planaltos. Nessas regiões, o risco para problemas ligados ao frio, como desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, varia de baixo a moderado.
As temperaturas máximas ocorrem pela manhã, sem ultrapassar os 15°C. Ao longo do dia, o ar frio se intensifica, aumentando a sensação de frio. A madrugada de sexta-feira (18) será a mais fria, com a massa de ar avançando para as demais regiões do estado.
Além do frio, a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável nesta quinta. Há condições para temporais isolados, principalmente no Oeste e nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. O risco de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos é baixo a moderado.
As instabilidades começam entre a madrugada e a manhã na divisa com o RS e no Oeste catarinense. Ao longo do dia, avançam para as demais regiões.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta quarta-feira (16), o tempo firme predominou em Santa Catarina. Nevoeiros ocorreram no litoral, Vale do Itajaí e Serra, dissipando pela manhã. As temperaturas foram amenas no amanhecer e subiram rápido à tarde. No fim do dia, aumentou a nebulosidade no Extremo Oeste, com pancadas de chuva isoladas. Não houve riscos climáticos. As máximas chegaram a 29°C no Extremo Oeste, 27°C no Litoral Sul, e ficaram entre 20°C e 26°C nas outras regiões.
Quinta-feira (17)
A frente fria chega entre a madrugada e a manhã, reduzindo as temperaturas. O tempo fica instável, com pancadas de chuva e temporais isolados. O maior impacto ocorre no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com risco baixo a moderado para destelhamentos, quedas de galhos e danos na rede elétrica. Nas demais áreas, as instabilidades aparecem de forma irregular, com risco baixo. As temperaturas variam entre 5°C e 14°C à tarde no Oeste e Planalto Sul. À noite, caem para entre 4°C e 10°C na maior parte do estado.
Sexta-feira (18)
O ar frio segue avançando e mantém o declínio das temperaturas em todo o estado. Um ciclone extratropical no litoral do RS mantém maior nebulosidade no Oeste e Planalto Sul, com possibilidade de chuvas fracas isoladas, sem riscos. Os ventos sopram de oeste, com rajadas entre 40 e 60 km/h na maioria das regiões. O mar fica agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de 2,0 a 3,0 metros, trazendo risco moderado para ocorrências.
Pela manhã, as temperaturas ficam entre 0°C e 5°C no Grande Oeste e planaltos, e entre 6°C e 12°C no litoral. O risco para problemas relacionados ao frio é baixo a moderado.
Tendência para o fim de semana
No sábado (19) e domingo (20), o tempo firme predomina em todo o estado. Nas noites e madrugadas, há chance de geada, especialmente no Meio-Oeste e planaltos. À tarde, as temperaturas sobem gradativamente, podendo chegar a 23°C ou 24°C no Extremo Oeste no domingo.