Capital lidera como local com maior quantidade de furtos de celular

Smartphone
Divulgação/CSC

Em 2022 Santa Catarina tem registro de 152 roubos e furtos de celulares, de acordo com dados do Colegiado Superior de Segurança Pública. A maior parte dos municípios não tem qualquer registro dessas ocorrências nesse ano, concentradas em 59 cidades. Florianópolis lidera a quantidade de furtos de celular.

Em todo o estado os registros de boletins de ocorrência são de 136 furtos e 16 roubos (quando há a retirada diretamente da vítima, com uso ou não de violência). Na capital catarinense já foram 27 celulares furtados em 7 meses; apenas um caso foi de roubo.

De acordo com os dados da Segurança Pública estadual, nenhuma outra cidade chega perto da quantidade desse tipo de crime cometido em Florianópolis. Itajaí aparece em segundo lugar, com 9 registros de furtos de celular em 2022, seguida de Joinville (8) e Palhoça (7). Na Grande Florianópolis Biguaçu tem 4 registros e São José apenas 2.

Publicidade

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que o número de furtos cresceu 5,4% no país – em 21 foram 365 mil, contra 346 mil de 2020. Já os roubos de celulares também no Brasil aumentaram 0,6% entre 2020 e 2021. No ano passado foram 481.694, contra 478 mil de 2020.

O que fazer em caso de furto de celular?

Antes de qualquer tipo de ocorrência a orientação é estar com procedimento de preparo para poder evitar que o ladrão que pegou o celular aplique golpes com o aparelho – como pedir empréstimos nos aplicativos de banco que eventualmente já estejam cadastrados. A dica de ouro é que o usuário tenha um e-mail de recuperação de senhas que não seja acessível pelo celular em questão. Dessa forma, em outro aparelho ou em computador, a pessoa pode alterar as senhas, apagar remotamente os dados e evitar que o criminoso entre nos aplicativos e faça transações financeiras.

O passo a passo após perceber que perdeu o celular Android é acessar com login e senha o endereço android.com/find, clicar sobre o dispositivo roubado e ativar a opção “bloqueio e limpeza > limpar dispositivo”. Depois proceder com o bloqueio da linha telefônica e avisar os bancos. Ao ligar para a operadora de celular é necessário ter o número do Imei (identificação do aparelho, consta na caixa).

Para celulares da Apple o procedimento é similar: acessar icloud.com/find com email e senha e clicar “Todos os dispositivos”, depois em “Apagar iPhone”.

Posteriormente é importante registrar o boletim de ocorrência, depois de apagar as senhas e bloquear o celular à distância. Em Santa Catarina o BO pode ser online, no site da Polícia Civil. O registro dará garantia jurídica caso haja algum procedimento irregular ou crime cometido a partir do aparelho roubado. Caso tenha, acionar o seguro de celular.

+ 5G estará disponível em todo o estado somente em 2029
+ PC apreende celular de neonazista em Porto Belo

Dicas para evitar roubo de smartphone

  • Não deixe o smartphone à mostra: A dica pode parecer boba, mas é muito importante alertar. Só use o celular caso realmente for necessário, e faça isso rápido. Se precisar usá-lo por mais tempo, entre em um estabelecimento comercial, é mais seguro.
  • Não leve o smartphone em lugares com grande concentração de pessoas: Se for possível, deixe o smartphone em casa ao ir em shows, partidas de futebol e centros de comércio popular. Caso não consiga, uma dica importante é colocar o seu chip em um aparelho antigo – aquele que você deixa de backup caso algo aconteça com o oficial.
  • Proteja o smartphone: Guarde o celular nos compartimentos mais protegidos de bolsas e mochilas. Se for colocá-lo no bolso, o da frente é sempre mais seguro que o de trás. Vale a pena também usar casacos e jaquetas com bolsos internos ou invisíveis.
  • Esteja sempre alerta: mantenha uma distância segura das outras pessoas e fique atento a atitudes suspeitas. Atenção ao dar informações ou informar as horas, não exiba o smartphone.
  • Cuidado no transporte público: todo cuidado é pouco principalmente nos horários de pico. Não se esqueça de deixar bolsas e mochilas à frente do corpo. E se sentar na janela de um ônibus ou van, só use o celular se ela estiver fechada.
  • Instale aplicativos anti-roubo: é super fácil encontrar tanto no Google como na iOS Store aplicativos que protegem o celular caso ele seja roubado ou furtado. Alguns são gratuitos e permitem controlar o celular remotamente se algo acontecer.
  • Use fone de ouvido sem fios: chama menos atenção do que os fios à mostra. E mesmo ouvindo o que mais gosta, não se descuide do que está à sua volta.
  • Ao pedir carros de aplicativos: muitos crimes acontecem quando se espera um carro de aplicativo. Não mantenha o celular na mão sem necessidade. Habilite as notificações, você será avisado conforme o cartão chegar perto.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR