O GAECO iniciou na manhã desta segunda-feira a Operação Free Way para desarticular um grupo de tráfico que atuava na Grande Florianópolis. O Ministério Público de Santa Catarina coordenou a ação e contou com apoio direto da Polícia Militar. Assim, as equipes cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão.
A ofensiva avançou por Palhoça, Florianópolis, São José e Biguaçu. O BOPE atuou desde o início da investigação conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Palhoça e, por isso, acelerou a localização dos envolvidos.
Durante as diligências, os policiais prenderam duas pessoas em flagrante. Uma por porte de drogas e outra por receptação de veículo furtado. Além disso, as equipes localizaram cerca de 10 quilos de maconha, 250 gramas de cocaína, um fuzil 5.56, um revólver calibre 38, um colete balístico, rádios, anotações do tráfico e dinheiro.
As investigações mostraram que o grupo operava de forma estruturada no bairro Caminho Novo, em Palhoça. Os agentes confirmaram ainda o uso de adolescentes na venda de drogas, inclusive perto de escolas, o que ampliou a preocupação das autoridades.

Com a operação, o GAECO busca reduzir o alcance do tráfico na região e impedir que o grupo avance para outros municípios. A estratégia ganhou força com o trabalho conjunto da Inteligência do BOPE e do 16º Batalhão da Polícia Militar, que identificaram rotinas, funções e pontos de atuação da organização.
Operação Free Way
O nome Free Way reforça a ideia de libertar a comunidade da influência criminosa. O efetivo mobilizado reuniu equipes do GAECO, BOPE, BPChoque, 16º BPM, unidades de inteligência, Companhia com Cães e o Corpo de Bombeiros Militar, garantindo rapidez e precisão nas ações.
Os agentes já encaminharam o material apreendido para a Polícia Científica. A partir disso, os peritos devem analisar as evidências e entregar laudos que vão orientar novas diligências e ampliar a identificação dos demais integrantes da rede criminosa.











