Governadores assinam Carta Manifesto em defesa da malha ferroviária da Região Sul

Foto: Reprodução/SECOM/Divulgação

Os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul se uniram para defender a infraestrutura ferroviária da Região Sul. Durante encontro em 8 de julho, em Florianópolis, eles assinaram uma Carta Manifesto que propõe a retomada do protagonismo logístico no desenvolvimento do Brasil.

Além disso, os quatro governadores decidiram criar uma Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul. A proposta, aprovada por unanimidade, já foi encaminhada ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a carta simboliza o esforço conjunto dos estados. “É um tema vital para nossa economia. O debate não pode seguir isolado. A união dos estados reforça nossas reivindicações”, afirmou.

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A carta destaca o peso dos quatro estados na economia nacional. Juntos, eles somam 18,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, os governadores cobram investimentos compatíveis com a força produtiva da região.

Além disso, o documento denuncia o abandono das ferrovias da Malha Sul. Atualmente, mais da metade da estrutura está fora de operação. Com o fim da concessão previsto para 2027, o cenário se torna ainda mais preocupante. Os governadores apontam a ausência de um plano claro para o futuro da concessão. Também alertam para a indefinição sobre o destino dos recursos das indenizações por trechos devolvidos.

Documento propõe modelo inspirado em países desenvolvidos

Nesse sentido, a carta sugere que o Brasil adote modelos utilizados por países desenvolvidos. Neles, o setor ferroviário conta com investimentos consistentes, planejamento de longo prazo e subsídios públicos adequados.

Os governadores reafirmam o compromisso com a modernização da malha ferroviária nacional. Também exigem um diálogo qualificado com o Governo Federal, respeitando o pacto federativo e priorizando o futuro logístico do país.

Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o momento é decisivo. “Infraestrutura e logística são críticas para o nosso desenvolvimento econômico. Não vemos movimentações para retomar os investimentos. Por isso, precisamos firmar a posição dos nossos estados neste debate”, destacou.

Ofício 

Os governadores formalizaram o pedido ao Ministério dos Transportes por meio de um ofício. A nova Comissão Interestadual vai representar, de forma integrada, os quatro estados nas discussões sobre os projetos ferroviários, especialmente os relacionados à Malha Ferroviária Sul.

Cada estado indicará representantes oficialmente designados. A comissão atuará no âmbito do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e terá respaldo direto dos chefes do Executivo estadual.

A partir disso, a comissão exercerá o papel de interlocutora oficial com o Governo Federal, a concessionária Rumo, o Tribunal de Contas da União (TCU) e demais entidades públicas e privadas. O objetivo central é garantir que os interesses regionais recebam tratamento técnico, transparente e cooperativo.

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