Governo articula instalação de fábrica de veículos elétricos em SC

três veículos elétricos em frente a eletroposto - Governo articula instalação de fábrica de veículos elétricos em SC
SC tem alguns eletropostos instalados pela Celesc no Litoral Norte – Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação/CSC

O governo de Santa Catarina tenta convencer a General Motors a instalar uma fábrica de veículos elétricos no estado. O local ainda não é definido, mas há grande potencial na expansão da unidade de Joinville.

Para isso, haverá incentivos estatais à gigante automotiva, ainda não revelados. Nas conversas iniciais, a vice-presidente da GM na América do Sul, Marina Willisch, afirma que o cenário catarinense é atrativo para parcerias que estimulem a produção de carros elétricos, já que o estado tem boa base de fornecedores e pelos compromissos assumidos com as metas de sustentabilidade.

Essa instalação, porém, poderá levar 10 anos, avalia a diretora da GM.

Publicidade

Na avaliação do governador, Carlos Moisés, que retornou recentemente da COP26, na Escócia, o estado possui um ambiente tecnológico profícuo e, no caso dos carros elétricos, por meio da Celesc, o Santa Catarina conta com postos de recarga em uma rota que vai do Litoral ao Extremo Oeste e segue trabalhando para estruturar a rede com mais eletropostos pelo estado.

“Enquanto uma empresa lança o carro elétrico, já tem outra apresentando as oportunidades que podem surgir em outros nichos, as soluções para a cadeia produtiva, como o reuso e a destinação correta de componentes, por exemplo. Essa visão cíclica é fundamental quando buscamos a verdadeira sustentabilidade”, disse o governador na conferência online nessa semana com a montadora.

Publicidade