Governo lança campanha de estímulo ao consumo interno em SC

    A ação, denominada Compre de Santa Catarina, foi criada para incentivar a retomada da economia após a paralisação dos caminhoneiros, especialmente na cadeia produtiva

    grande mesa de reunião em U com o governador sentado na ponta e visto de costas falando para duas dezenas de pessoas sentadas
    Na reunião de 1º de junho Pinho Moreira ouviu as dificuldades enfrentadas por grandes setores da economia e propôs a campanha de incentivo - Foto: Jeferson Baldo / Secom

    Na finalização do comitê de crise (1/6) ante à greve dos caminhoneiros, que paralisou as rodovias por 11 dias e deu mais um baque na economia, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, anunciou que lançaria nesta sexta-feira (8/7) o movimento “Compre de Santa Catarina”. A proposta do governo tem como objetivo despertar o sentimento de valorização dos produtos catarinenses.

    A ação foi criada para incentivar a retomada da economia após a paralisação, especialmente na cadeia produtiva. “Ao adquirir produtos de Santa Catarina estamos promovendo a sustentabilidade e o crescimento de nossas empresas, valorizando a força de nossa gente, gerando mais empregos, fomentando a economia e aumentando a arrecadação. Ganha Santa Catarina e nossa gente”, destacou o governador.

    A campanha será anunciada na Casa D´Agronômica nesta sexta, às 16h30, pelo governador Eduardo Pinho Moreira junto a secretários e as entidades representativas que estão aderindo ao projeto.

    Publicidade

    Essas entidades – de indústria e comércio, principalmente – haviam apresentado no encerramento do comitê de crise (no último dia 1º) os prejuízos estimados em cada área, pedindo a Pinho Moreira uma união de esforços, diálogo e ações para reverter a crise. A estimativa da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) foi de que em 10 dias a paralisação dos caminhoneiros significou uma perda de R$ 1,67 bilhão para o setor.

    “Precisamos que o setor público facilite a obtenção de crédito. Quer dizer, o governo pode ajudar junto ao BNDES e Badesc no sentido de facilitar o acesso, sobretudo, ao capital de giro. Hoje, sem faturamento, as empresas não têm liquidez”, afirmou na ocasião o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

    A campanha do Governo do Estado é o primeiro movimento para tentar acalmar o setor, que ainda contabiliza os prejuízos. A Fiesc também divulgou nesta quinta (7/6) que as exportações catarinenses registraram em maio queda de 19,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando US$ 647 milhões. Já o total de arrecadação do Estado em maio fechou em pouco mais de R$ 2 bilhões, cerca de R$ 130 milhões a menos do que o estimado pela Secretaria da Fazenda.

    A Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) espera que a data do dia dos namorados represente uma retomada nas vendas. Em pesquisa nesta semana, a entidade mostra que o gasto médio deste ano será de R$ 173,76 em SC, principalmente no comércio de rua.

    “Os empresários estão confiantes que a data reaquecerá as vendas, após a queda brusca no movimento e no faturamento das lojas com a paralisação dos caminhoneiros. Outro excelente indicador na data é a intenção de pagamento à vista (cerca de 60% das compras), que injetará dinheiro no comércio neste momento de recuperação”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

    Pinho Moreira reforçou neste sentido o caráter de recuperação econômica da campanha, há uma semana: “Santa Catarina tem uma capacidade surpreendente de reação. A campanha é para que os catarinenses saibam que os nossos produtos são reconhecidos mundialmente e que passamos pela crise, agora é hora de valorizar o trabalho”.

    Publicidade
    COMPARTILHAR