Hospital Celso Ramos lidera doações de múltiplos órgãos no estado

    Fachada do Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis, referência em doações de múltiplos órgãos em Santa Catarina.
    Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação

    O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, ocupa hoje a liderança estadual em doações de órgãos. Entre janeiro e agosto de 2025, a unidade registrou 32 doadores efetivos de múltiplos órgãos. Além disso, apresentou apenas 19% de recusas familiares, índice que está entre os menores do estado.

    Segundo o neurologista Diego Fagundes, coordenador hospitalar de transplantes, o perfil do hospital contribui para o resultado. “O HGCR é referência em doenças neurológicas. Muitos pacientes chegam em estado grave. Embora a prioridade seja salvar vidas, parte deles evolui para morte encefálica. Nesse momento, a doação se torna possível. O diagnóstico segue critérios seguros e bem definidos”, explicou.

    Nesse processo, a Coordenação Hospitalar de Transplantes do HGCR tem papel essencial. Assim que ocorre a confirmação da morte encefálica, a equipe atua para oferecer acolhimento às famílias e organizar a logística da doação.

    Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM/Divulgação
    Publicidade

    Além do desempenho do Hospital Governador Celso Ramos , Santa Catarina mantém a liderança nacional. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, entre janeiro e agosto de 2025 já foram 234 doações de múltiplos órgãos em 69 hospitais. Dessa forma, o estado segue como referência no Brasil.

    O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, ressalta a importância do acolhimento no momento da decisão. “A família autoriza a doação. Portanto, se existe respeito, ética e empatia, a chance de autorização aumenta. O gesto de doar é um ato de amor e salva vidas”, destacou.

    Hoje, 1.641 catarinenses aguardam por transplante. A maior fila é por rim, com 933 pacientes. Os órgãos doados atendem tanto receptores do estado quanto de outras regiões do país.

    Publicidade