Visão de cima do HU/UFSC. Aprecem algumas árvores e prédios ao fundo. O Hospital tem alguns prédios lado a lado, o que aparece na frente tem cor cinza e branco. Nesta semana, o HU fechou a emergência pediátrica para atender adultos em estado crítico da Covid.
O HU/UFSC registra altas taxas de ocupação dos leitos de internação e 100% dos leitos de UTI. HU/UFSC/Divulgação/CSC

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) divulgou nesta quinta-feira (18/03) um comunicado à sociedade catarinense e uma nota oficial sobre o atual momento crítico da pandemia. A emergência pediátrica do HU/UFSC foi fechada ainda na quinta para ampliar a área de atendimento da emergência adulto. A unidade registra altas taxas de ocupação dos leitos de internação e 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, 456 pessoas aguardam na fila por leitos de UTI em todo o estado.

No comunicado, o hospital pede que a população faça sua parte seguindo as normas de proteção e as recomendações de autoridades. O texto ainda enfatiza que o HU está “operando, em muitas situações, além da capacidade máxima, o que aponta para riscos severos de ruptura do limite de segurança dos pacientes e trabalhadores por conta de termos atingido nossa capacidade hospitalar”.

Já a nota oficial informa que “considerando que a demanda de pacientes críticos adulto com Covid vem aumentando significativamente; o HU, em concordância com o Hospital Infantil, define pelo fechamento de sua porta de Emergência Pediátrica, a partir do dia 18 de março, às 11 horas, para que possa ampliar a área de atendimento da Emergência Adulto”. O atendimento aos pacientes que precisarem de emergência pediátrica deverá ser realizado nas UPAs ou no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Publicidade