Imóveis atingidos por enchentes em São José podem ser isentos de IPTU

Imóveis atingidos por enchentes em São José podem ser isentos de IPTU
Imóveis atingidos por enchentes em São José podem ser isentos de IPTU - Foto: PMSJ/Divulgação/CSC
Imóveis atingidos isentos de IPTU

O prefeito, Orvino Coelho de Ávila, assinou decreto nesta segunda (5) isentando o IPTU de imóveis que, comprovadamente, foram ou vierem a ser atingidos por por enchentes. Para ter direito à isenção, os proprietários de imóveis que foram atingidos por inundações devem subscrever requerimento postulando o benefício e apresentar prova de propriedade ou posse do imóvel.

O pedido receberá manifestação do setor de Defesa Civil para confirmar pelo Mapa de Enchentes se o imóvel se encontra dentro da área de risco. As isenções deverão ser requisitadas até o último dia útil do mês de julho de cada exercício. Segundo a prefeitura, haverá uma central de atendimento em área próxima da região atingida pelas enchentes para que assim os atingidos pelas chuvas se habilitem à isenção.

Limpeza continua

A Secretaria de Infraestrutura de São José intensifica nesta terça-feira (6) a limpeza e a retirada de entulhos decorrentes das chuvas. A ação será focada na comunidade do Loteamento Benjamin e adjacências ainda no período da manhã. No sábado (3) e no domingo (4), as equipes retiraram materiais volumosos das ruas do Flor de Nápolis e nesta segunda-feira (5) avançaram para o Loteamento Jardim Pinheiros, em Picadas do Sul, também.

Mais de 260 ocorrências em São José

Publicidade

Mais de 50% das 262 ocorrências registradas desde quarta passada (30), em decorrência das chuvas, já foram atendidas e solucionadas pela Prefeitura de São José, por meio da Defesa Civil. As equipes continuam mobilizadas para identificar e solucionar os problemas no Município. A prioridade inicial, por conta dos riscos, são os deslizamentos.

De acordo com Telson Ronei do Nascimento, diretor da Defesa Civil, ordem é atender inicialmente as situações de risco. “Porque com esse tipo de acontecimento, pode acometer a interdição total das residências ou até acabar ceifando vidas, com os riscos de queda de muros e desabamentos“.

Famílias abrigadas

As famílias abrigadas no ginásio do Jardim Zanelatto foram removidas na manhã de segunda de área de risco do Vale das Palmeiras, bairro Serraria. No Ginásio do Zanellato, as famílias estão seguras, tem local limpo e arejado para dormir, e recebem alimentação, incluindo café da manhã, lanche, almoço e jantar; além de roupas, fraldas e material de higiene. Puderam também acompanhar a vitória do Brasil em um telão instalado no local.

Os outros dois abrigos instalados na semana passada em Picadas do Sul e Forquilhinha foram desativados, pois os moradores conseguiram retornar para suas residências.

O Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Avenida Beira-Mar de São José, segue recebendo os donativos das 8h às 19h. A orientação é que interessados em colaborar priorizem alimentos, fraldas, copos descartáveis e material de higiene e limpeza.

Publicidade
COMPARTILHAR