Incêndio de grande proporção atinge o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

0

Mais uma vez um incêndio atinge o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O local é na área do parque na Baixada do Maciambú, em Palhoça, onde há o centro de visitantes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares o fogo começou na manhã desta terça-feira (10/9) e a corporação foi acionada às 11h30 para dar início ao combate. São vários focos ao longo da baixada, que está com a vegetação seca devido à estiagem.

Foram chamadas as equipes de Palhoça e também bombeiros de folga para apoio. De acordo com informações preliminares do CBM, foram combatidos os focos que estão próximos da estrada da passagem do Maciambú e mais alguns pontos por solo, porém ainda há uma área extensa com fogo alto onde não foi possível o combate. Por conta disso foi acionado o helicóptero Arcanjo para auxílio. O trabalho está em andamento.

incendio parque estadual serra do tabuleiro 2019.1 - cbm sc
Incêndio começou na manhã desta terça-feira (10/9) na área da Baixada do Maciambú, onde há o centro de visitantes – CBM/Reprodução
Incêndios recorrentes
Publicidade

A área do parque em questão, onde há grande variedade de flora e fauna, como jacarés, antas, cágados e pássaros, já sofreu com outros grandes incêndios em anos recentes. Em 2016, por exemplo, os bombeiros levaram cerca de 27 horas para apagar as chamas. Nunca foi apurado de fato onde se iniciou o fogo, mas todas as vezes foram por causas humanas.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de Santa Catarina, abrangendo oito municípios. O parque protege uma grande biodiversidade e abundância de recursos naturais, sendo o local onde nascem vários rios que abastecem de água potável a região da Grande Florianópolis, entre eles o Rio Cubatão do Sul.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here