Jornalista Belmiro Sauthier faleceu no domingo (21), transporte coletivo entre Palhoça e Florianópolis e futebol catarinense anda carente de bons dirigentes

Grande jornalista

Aos 81 anos, Belmiro Celso Sauthier faleceu na tarde de domingo (21) em Florianópolis. Bel, esse gaúcho como era chamado, tinha o DNA dos melhores repórteres e marcou o seu nome por onde passou. Começou sua longa carreira na modesta Rádio Itaí de Porto Alegre, depois passou pela Rádio Gaúcha, trabalhou no Jornal da Tarde, do grupo O Estado de SP, cobriu três Copas do Mundo (70, 74, e 78). Por aqui trabalhou no Jornal O Estado e Diário Catarinense, quando saiu para fundar o jornal Correio de Santa Catarina. Na sua longa carreira foi ganhador de dois prêmios Esso, um dos mais importantes reconhecimentos do jornalismo brasileiro. Convivi com Belmiro por um bom tempo e aprendi a admirá-lo e a respeitá-lo como profissional e também como pessoa admirável com seu carisma e aquele lado doce dele que cativava a todos. A Grande Florianópolis perde mais um grande jornalista no verdadeiro significado da palavra. Aos familiares e amigos o meu imenso pesar.

Pelé sentado em uma pedra pescando com um homem atrás dele conversando com ele
Registro do jornalista Belmiro “dando uns toques” pro Pelé acertar a pescaria, no México, em 1970. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/CSC
Violência doméstica

Um dos piores e mais covardes atos de violência é a agressividade física ou moral contra a mulher. Esse tipo de brutalidade contra as mulheres sempre foi uma praga infiltrada na sociedade brasileira. E esse tipo de bestialidade está em todas as classes sociais, seja dos mais carentes até os mais endinheirados. Mallu Ohana, esposa do atacante Dudu, do Palmeiras, parece ser mais uma dessas vítimas. Na terça-feira (23), Mallu fez uma denúncia formal contra o jogador numa delegacia. O casal está separado há alguns meses depois de onze anos de casório. No BO, a mulher acusa de ser agredida por Dudu com palavras ríspidas, ignorância e com socos na cabeça e na região do peito. Dudu alega que a acusação é falsa.

Desespero de muita gente

Após mais de noventa dias paralisado, o transporte coletivo entre Palhoça e Florianópolis voltou a circular na segunda-feira (22). Com isso as linhas operadas pela Jotur puderam voltar a circular e entrar na capital catarinense. E pra quem espera a volta deste importante serviço, em época de pandemia, o que se viu foi muita confusão e reclamação. Com o fechamento do terminal de ônibus da Ponte do Imaruim, a aglomeração no ponto de ônibus na Aniceto Zacchi, em frente ao Colégio Maria Teresa, foi inevitável. Muita gente saiu cedinho de casa e acabou se deparando com uma longa espera. Os ônibus da Jotur estão operando com horários de sábado, para o desespero de muita gente. E ainda mais agora foram barrados pela capital.

Estádios amadores
Publicidade

É claro que o momento para o retorno do futebol não é o ideal. O cenário que estamos vivenciando não é o que gostaríamos, o coronavírus é uma nova doença e só estaremos seguros quando descobrirem uma vacina ou um remédio. Mas como em todo os segmentos da sociedade que já retornaram às atividades, o futebol também não pode ficar na inércia de parar tudo pra ver o que vai acontecer. Por aqui a continuidade do Catarinão 2020 ainda é uma incógnita. O prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis, não vai liberar jogos de futebol profissional até julho. Por conta disso, já foram vistoriados estádios amadores da Grande Florianópolis, mas por não serem fechados esta decisão já foi descartada.

Política no meio

A FCF está com um tremendo abacaxi nas mãos para descascar. Esse jogo de poder político pode fazer com que o catarinense seja definido em agosto. Pra julho, podem esquecer, pelo menos por aqui. É um jogo de “disse não disse”, que está deixando todo mundo embasbacado. A federação precisa tomar pulso das decisões e, se precisar, acionar até mesmo o Ministério Público para tentar sensibilizar os administradores da Prefeitura de Florianópolis, mostrando a eles que tanto Avaí, quanto Figueirense estão seguindo à risca os protocolos de saúde no combate ao Covid-19. Caso contrário, parem tudo e não haverá campeão neste ano e nenhum clube rebaixado. É muita politicagem metida no meio.

Velhos e bons dirigentes

Em meio a toda essa confusão, temos que admitir que o futebol catarinense anda carente de bons dirigentes, daqueles que quando preciso fosse davam um murro em cima da mesa em defesa de seus clubes. Foi assim com o grande JEC de Waldomiro Schultzer, o Criciúma de Moacir Fernandes, o Figueirense de Paulo Prisco, o Avaí de Zunino, e é claro a falta que faz Delfim Peixoto Filho no comando da nossa federação. Não que eu seja contra o Rubinho, atual mandatário da FCF. Mas por conhecer muito bem o falecido Delfim, posso garantir se ele vivo fosse, essa bagunça instaurada no complemento do catarinense 2020 já estaria decidida. Como faz falta aqueles velhos e bons dirigentes do nosso futebol.

Rede Globo

Desde que assumiu o comando do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro resolveu redistribuir de forma igual para todos as verbas publicitárias, ou seja, ninguém vai ganhar mais que ninguém. E isso tá causando um colapso financeiro sem precedente na Plim-Plim, já que ela por alguns anos vinha sendo beneficiada na distribuição bilionária dos governos. Só em 2017 a Globo abocanhou uma fatia em torno de 48%. Por conta desse corte na distribuição do dinheiro público, a Rede Globo demitiu atores, autores e mandou centenas de funcionários embora. E ainda por cima veio essa pestilência pra fazer com que o futebol parasse por aqui, aí mesmo é que a coisa complicou. Por conta de tudo isso e sem dinheiro para quitar uma divida com a FIFA a toda poderosa poderá perder os direitos de transmitir a Copa do Mundo de 2022. Tá feia a coisa por lá.

Gente sem juízo

O último fim de semana foi um daqueles dias que mais parecia verão. E mesmo diante desta pandemia que estamos vivenciando o que se viu foram praias lotadas e inclusive com pessoas sem o uso de máscaras. Sendo assim, as prefeituras da Grande Florianópolis endureceram novamente as medidas no combate a essa pestilência. O grande problema nisso tudo é que certas pessoas, pra não dizer a maioria, irresponsavelmente têm se aglomerado, não fazem o uso da máscara, fazem festinhas em locais fechados. Enfim, gente que não está contribuindo para que essa praga diminua o contágio. São pessoas que não fazem ideia do prejuízo pra si e para os outros.

Drops da arquibancada
  • José Luiz Datena já deu declarações de que irá concorrer ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Datena terá que se desligar da Band até a segunda-feira (29), já que a partir de terça-feira (30) nenhum canditato poderá apresentar programas em rádios e televisões.
  • A vida não está sendo fácil para o ex-ministro Sérgio Moro. O MPC já fez o pedido ao Governo Federal que deixe de pagar o salário de R$ 31 mil que é pago por seis meses. Além disso, o Ministério Público de Contas quer que o homem da lei devolva valores já recebidos. Tadinho, né?
  • O prosseguimento do Catarinão 2020 segue com as datas confirmadas pela FCF nos dias 8 e 9 de Julho. Mas, diante desta birra política por parte do prefeito Gean, de Florianópolis, acho bem difícil que isso venha a acontecer.
  • Lionel Messi, que completou 33 anos nesta quarta-feira (24), é o jogador com mais gols em um só ano: 91 gols, em 2012. Ninguém ganhou mais bola de ouro da FIFA do que ele: são seis. Os recordes deles são simplesmente fantásticos.
homem vestindo terno azul, de pé
O escritório Telles Fonseca Advogados Associados, conduzido pelo advogado Diógenes Miguel Telles Fonseca, vem ganhando notoriedade e prestigio. Com atuações em quase todas as áreas. Fica localizado na Beira-mar do estreito.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para a El Toro Gastro Bar Floripa. A convite do casal Rubia e Junior estive naquele espaço gastronômico participando de uma live no ultimo sábado e pude constatar a qualidade que são servidos. A El Toro Gastro Bar Floripa fica localizada em área nobre de Florianópolis bem em frente ao Shopping Beira-Mar. Essa casa eu recomendo.

Cartão vermelho para o novo sistema de transporte público, que tem deixado muita gente irritada e decepcionada. A demora dos ônibus, a insegurança daqueles que tem que sair cedo de casa e as aglomerações nos pontos de ônibus têm deixado muita gente que necessita do transporte público de cabelo em pé.

Pensamento do Bambi

Em época de festa junina, tem muito amendoim por aí se sentindo paçoca.

Publicidade
COMPARTILHAR