A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) ampliou o uso de Inteligência Artificial em seus processos, promovendo um novo avanço na desburocratização do ambiente de negócios no estado. A ferramenta, antes utilizada apenas para abertura de empresas, agora também auxilia em atos de alteração contratual, como mudanças no quadro de sócios, nas atividades praticadas e em dados cadastrais. Essa ampliação acelera os negócios em SC, já que a Jucesc registra um grande volume desses atos.
O governador Jorginho Mello afirmou que a tecnologia deve ser aliada do serviço público. “O empreendedor catarinense é corajoso e tem pressa. Por isso, o poder público precisa atender melhor e mais rápido. A tecnologia é uma ferramenta muito importante, e o Governo do Estado está cada vez mais digitalizado e moderno. Tudo isso facilita a vida do cidadão catarinense”, destacou.
Inteligência Artificial auxilia análise de processos
A Jucesc utiliza inteligência artificial principalmente para analisar informações. Ou seja, a ferramenta examina os documentos que tramitam na Junta Comercial, identifica irregularidades, aponta processos prioritários e padroniza informações. Na prática, essa atuação evita retrabalho, aumenta a agilidade dos servidores da Jucesc e torna o processo mais eficiente.
“Além de todas as tecnologias que incluímos nos nossos sistemas, usamos inteligência artificial desde meados de 2024. Agora, aprimoramos essa aplicação. Isso reduz o tempo para abrir empresas, garante segurança jurídica, diminui erros e, o mais importante, reduz o ‘vai e vem’ de contratos entre a Junta Comercial e os empresários”, explicou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.
A Jucesc também vem testando e treinando a inteligência artificial junto aos seus servidores. Com os bons resultados, a Junta expandiu o uso da ferramenta para outros serviços. A partir de agosto, a Jucesc pretende oferecer esse módulo de inteligência artificial também a contadores, advogados e empresários que desejam constituir ou alterar o registro das empresas, tornando os atos ainda mais rápidos.
Programa de Incentivo à Modernização e Excelência Empresarial é sancionado
Neste mês de julho, o governador Jorginho Mello sancionou a criação do Programa de Incentivo à Modernização e Excelência Empresarial (Primex). A nova lei, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, autoriza a Jucesc a adotar novas medidas de desburocratização, eficiência e inovação.
O Primex também promove a integração dos dados da Junta Comercial com outros órgãos do Poder Executivo estadual. Com isso, o Governo do Estado poderá acessar essas informações de forma mais ágil para criar políticas públicas, identificar demandas regionais, elaborar planejamentos estratégicos e desenvolver outras ações.
“O objetivo principal do Primex é tornar cada vez mais eficiente a política pública na ponta. Vamos fazer isso com inovação e tecnologia, como sempre determinou o governador Jorginho Mello para desburocratizar o serviço público. O programa abre caminhos para reduzir ainda mais o tempo de abertura de empresas e garantir segurança jurídica”, concluiu Fernando Baldissera.