Lacen tem 11 mil testes de coronavírus à espera e envio de amostras ao PR e RJ

Quantidade de amostras para testes enviadas ao laboratório de SC mais que dobrou em julho

0

O Lacen de Santa Catarina (Laboratório Central de Saúde Pública) está cada vez sob maior demanda na pandemia de coronavírus. O órgão é responsável pela maior parte de rodagem de testes no estado. Em todo o país, os Lacens, sob responsabilidade dos governos estaduais, têm funcionado 24 horas por dia, contando com a dedicação de milhares de profissionais.

Até essa terça-feira (28/7) há uma demanda reprimida de cerca de 11 mil amostras de coronavírus na fila para rodagem de testes RT-PCR nas unidades do Lacen catarinense.

Segundo informações do próprio laboratório, em julho houve um aumento na demanda de amostras, principalmente a partir do dia 8, quando o número de amostras recebidas por dia passou de 1 mil. Agora o Lacen recebe aproximadamente 2.500 amostras por dia. Na última semana foram 13.300 amostras. A média de amostras recebidas em junho era de 650 por dia.

close em mãos com luvas que seguram ampolas de amostras e outras organizadas sobre bancada
Lacen está instalando equipamento enviado pela Fiocruz para aumentar capacidade de testes de coronavírus em SC; enquanto isso, amostras são enviadas para outros estados – Lacen-SC/Divulgação/CSC
Publicidade

Com 34,5 mil amostras enviadas ao laboratório nesse mês, 11 mil aguardam resultado. Dessas, 7,2 mil foram enviadas para centros de testagem fora de Santa Catarina, como o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde funcionam os centros para testagem em massa da Covid-19, criados para dar suporte aos estados.

Aumento na capacidade

Em média, o Lacen de Santa Catarina tem feito entre 900 a mil testes de coronavírus por dia. Um novo equipamento de extração de RNA automatizado doado pela Fiocruz está em instalação e poderá aumentar em até 70% essa capacidade de rodagem de testes. Segundo informou o Lacen em nota, faltam os últimos ajustes para o funcionamento completo da máquina e a expectativa é de que o extrator possa começar a funcionar nesta semana.

Atualmente o prazo de liberação de resultado após a chegada da amostra no laboratório é de 4 a 5 dias. No início da pandemia a liberação ainda ocorria entre 24h e 48h. O Lacen informa que trabalha com o objetivo de alcançar o prazo máximo de 72h para confirmação dos resultados. Casos graves, casos de transplante e com critério epidemiológico de prioridade têm maior celeridade.

Segundo dados da secretaria estadual de saúde de Santa Catarina, já foram feitos 199 mil testes de coronavírus no estado, com 70 mil casos confirmados.

+ SC pode receber até 300 mil testes

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here