O Governo de Santa Catarina e o Movimento Big-Waves Brasil lançaram, nesta terça-feira, 4, a janela oficial do Campeonato Brasileiro de Surfe de Ondas Grandes. A competição acontecerá na Praia do Cardoso, em Laguna. O período de espera começa nesta quarta, 5, e seguirá até 26 de fevereiro de 2026.
O evento ocorreu na Praia Mole, em Florianópolis, onde também foram disputadas as provas de surfe dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Além disso, a realização é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big-Waves Brasil (BWB), a Fesporte e a Prefeitura de Laguna. Assim, Santa Catarina se consolida na rota mundial das ondas gigantes.
A cerimônia reuniu o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, representantes do Big-Waves Brasil, como Thiago Jacaré, ex-surfista e coordenador do movimento, e Ricardo Bocão, ex-surfista e diretor da CBSurf. O prefeito de Laguna, Preto Crippa, também participou, juntamente com outras autoridades e apoiadores do esporte.
“É um dia histórico para o surfe catarinense. Lançar um evento desse porte em Santa Catarina, e futuramente o Mundial, marca o nosso esporte. Estamos muito felizes e gratos ao governador Jorginho Mello por todo o apoio e incentivo”, afirmou Jeferson Batista.
Jasc

As disputas de surfe dos Jasc começaram logo pela manhã e reuniram 79 atletas no masculino e 30 no feminino. No período da tarde, os campeões foram definidos. Lucas Haag, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar entre os homens. Em seguida, vieram Uriel Sposaro e Anuar Chiah, ambos de São José.
No feminino, Alexia Monteiro, de Garopaba, levou o título. Logo atrás, ficaram Potira Castaman, de Florianópolis, em segundo, e Maya Carpinelli, também de Garopaba, em terceiro.
Por fim, na classificação geral por equipes, Florianópolis conquistou o troféu de campeã. Garopaba terminou em segundo lugar, enquanto Imbituba completou o pódio em terceiro.











