Libras nos anos iniciais é tema de tese defendida por primeira doutoranda surda da Udesc

    Nesta quinta-feira (10/12) a doutoranda Geisielen Santana Valsechi, da pós-graduação em educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), defendeu a sua tese de doutorado intitulada “Currículo de Libras em análise: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, orientada pelo professor Lourival José Martins Filho.

    Geisielen é professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada aos grupos de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape) e Prolinguagem, da Udesc Faed, e a primeira acadêmica surda a concluir um curso de doutorado na Udesc.  

    Na tese foi explorado o fato de que a maioria das escolas brasileiras, públicas ou privadas não possuem oficialmente em seus currículos o ensino da Libras/L2 para as crianças ouvintes.  

    Publicidade

    O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de implantação do ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da experiência do Colégio de Aplicação da UFSC, com a perspectiva da importância da criação da disciplina de Libras como L2 em todo o país.

    Publicidade