Licitação é aberta para duplicar BR-282 entre Palhoça e Lages, com projeção de túnel

    Túnel de 2,5 km poderá ser construído no trecho da Serra da Boa Vista

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou na terça-feira (5/3) um edital para contratação de projetos de engenharia a fim de duplicar a principal ligação do Oeste catarinense com o Litoral: a BR-282, no trecho mais movimentado, entre Palhoça e Lages.

    A abertura das propostas está marcada para 26 de março. A projeção do departamento é que sejam necessários R$ 46 milhões para investir na duplicação.

    O edital divide os 207 quilômetros do segmento em oito lotes de 15 a 40 km, desde a conexão com a BR-101, em Palhoça, até o entroncamento com a BR-116, em Lages. Dois lotes já estão em andamento, com a construção de terceiras faixas (para ultrapassagens) entre Águas Mornas e Alfredo Wagner, que posteriormente serão incorporadas na duplicação, assim como as marginais no trecho de Palhoça.

    Publicidade

    Devido ao trecho muito acidentado, a região do Alto da Boa Vista, entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner, poderá ganhar uma variante com previsão de um túnel de 2,5 quilômetros.

    BR-282 liga o Oeste de SC à Grande Florianópolis
    Licitação é aberta para duplicação da BR-282 entre Palhoça e Lages – Foto: DNIT/Divulgação/CSC

    Além da duplicação, os projetos deverão prever mais de 60 pontos com estruturas adicionais, como viadutos, pontes e passarelas, e diversas melhorias da rodovia. Um desses já está em construção, em Rancho Queimado.

    + Contorno de Santo Amaro da Imperatriz começa a ser projetado

    Ainda na BR-282

    O DNIT também lançou edital para contratação de projetos a fim de duplicar a BR-282 no trecho seguinte, entre Lages e São Miguel do Oeste, compondo mais de 400 km de rodovia. As empresas vencedoras do certame estão em fase de homologação.

    Publicidade
    COMPARTILHAR