Desde janeiro, São José registrou 2,6 mil acidentes de trânsito. O número já causou oito mortes. A cidade ocupa o terceiro lugar em ocorrências no estado, atrás apenas de Joinville e Florianópolis.
Os dados são do Detran de Santa Catarina. Por isso, a Guarda Municipal intensificou as ações durante o Maio Amarelo. A campanha mundial busca promover a conscientização sobre segurança no trânsito.
Neste ano, a maioria dos acidentes envolveu automóveis (1,6 mil). Além disso, 491 envolveram motocicletas. Ao longo de 2024, foram quase 9,3 mil sinistros de trânsito registrados. Em comparação, foram cerca de 9,1 mil ao longo de 2023.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, os dados de São José são influenciados pelos acidentes no trecho da BR-101. Segundo ele, a imprudência continua sendo a principal causa. “Uso de celular ao volante, direção sob efeito de álcool e outras ações humanas estão por trás dos acidentes. Nenhuma sinalização ou fiscalização substitui a direção responsável”, destacou.
Já a secretária de Segurança, Trânsito e Defesa Social, Andréa Luiza Grando, reforçou que a redução dos acidentes depende da colaboração de todos. “O Maio Amarelo mostra que a segurança no trânsito exige esforço coletivo. Enquanto o poder público fiscaliza e investe em infraestrutura, cada cidadão precisa adotar comportamentos seguros para mudar esses índices”, afirmou.
Ações educativas no Centro Multiuso
Como parte do Maio Amarelo, a Guarda Municipal participou de um evento promovido pelo Detran. A programação aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, no Centro Multiuso.
Durante o evento, ocorreram palestras educativas, simulações de resgate e atividades lúdicas para crianças.