Mais de 880 celulares foram furtados no Carnaval em SC, a maioria em Florianópolis

Em apenas três dias de Carnaval, mais de 800 celulares foram retirados ilegalmente dos proprietários em festas em Santa Catarina.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, foram reportados 849 casos de furto e 32 de roubo de celulares/smartphones em todo o estado entre a sexta-feira (9) e o domingo (11).

A maioria dos crimes ocorreu na capital: com 670 furtos e 10 roubos de aparelhos móveis no mesmo período. O número deve ser ainda maior, se consideradas ocorrências na segunda e terça-feira, quando também havia eventos de Carnaval na rua, onde a maior parte dos furtos ocorre.

Publicidade

Durante o feriado a Polícia Militar conseguiu prender uma dupla de ladrões que havia roubado ao menos 61 celulares em Florianópolis. A quadrilha levava os aparelhos para uma casa em Palhoça, onde foram encontrados.

Ladrões são detidos com dezenas de celulares roubado no Carnaval em Florianópolis
Ladrões foram flagrados em Palhoça com 61 celulares roubados em blocos de Carnaval em Florianópolis – Fotos: PMSC/Divulgação/CSC

Procedimento para reaver

Segundo a PMSC, em um primeiro momento as vítimas de furtos ou roubos de celulares devem registrar boletim de ocorrência com o máximo de detalhes sobre cada aparelho, para facilitar o retorno.

A delegada regional da Grande Florianópolis, Michele Alves Rebelo, esclarece que a Polícia Civil também trabalha de forma pró-ativa no retorno dos celulares aos donos.

“As delegacias que receberam os celulares irão fazer contato com as vítimas porque há necessidade de uma formalização, ou seja, há necessidade de um termo de entrega. Então a própria delegacia fará contato com as vítimas. E depois, caso não seja possível, os aparelhos que não forem entregues, aí sim a gente divulga pro pessoal fazer o reconhecimento, mas a gente a Polícia Civil tem como identificar o proprietário da linha telefônica por meio do número do chip ou pelo Imei. Então as vítimas podem ficar bem tranquilas nesse sentido que a própria unidade policial fará contato no decorrer desta semana”, afirmou à reportagem.

Recomendação da Polícia Militar para evitar esse tipo de crime é para que as pessoas, principalmente quando estiverem em aglomerações, não guardem os celulares nos bolsos traseiros e deixem em locais menos acessíveis.

Acompanhe notícias da Grande Florianópolis pelo canal do Whats

Publicidade
COMPARTILHAR