Mandetta é demitido do Ministério da Saúde e substituído por Nelson Teich

duas fotos, de mandetta e teich
Mandetta é substituído por Teich depois de semanas de divergência com Bolsonaro - Divulgação/CSC

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido pelo presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (16/4). Mandetta era responsável pelo controle da pandemia de coronavírus no Brasil e seu posicionamento desagradava o presidente desde o início da crise. Ele é substituído por Nelson Luiz Sperle Teich.

Mandetta se alinhava às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela adoção de um isolamento social mais forte, enquanto o presidente vinha ignorando a gravidade do coronavírus, chamando a Covid-19 de “gripezinha”, e defendendo a abertura do comércio como forma de evitar impactos na economia.

Após o anúncio da demissão, Mandetta concedeu entrevista coletiva no auditório do Ministério da Saúde para falar sobre a sua saída do cargo. Ele elogiou a equipe, citando diversos secretários, coordenadores e assessores. Ressaltou que a atuação da sua gestão contribuiu para achatar a curva de contágio da pandemia de Covid-19 no país, evitando uma subida íngreme.

Publicidade

Teich, que é oncologista, já afirmou que está “alinhamento completo” ao presidente. O novo ministro formou-se em medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Publicidade
COMPARTILHAR