Medir a temperatura da população que entra em hotéis e supermercados passa a ser obrigatório em Florianópolis

A partir dessa segunda-feira (27), supermercados com pelo menos 1 mil metros quadrados serão obrigados a realizar aferição de temperatura em quem entrar nos estabelecimentos, em Florianópolis. A medida da prefeitura da capital tem o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus. Na quarta (29) a obrigatoriedade inicia para os hotéis com mais de 20 quartos.

Aliado ao uso de máscaras de pano, obrigatório na cidade desde 17 de abril, a aferição de temperatura poderá detectar possíveis infecções por Covid-19. A aferição de temperatura deverá ser feita com termômetro digital infravermelho com mira laser para corpo humano com precisão mínima de 0,3º C, com registro no órgão competente e devidamente calibrado.

Como é realizada a medição

Para medição o sensor deve ser posicionado a 5 cm da testa da pessoa, movendo-se gradativamente o termômetro em direção à têmpora com o botão pressionado para detectar a temperatura corporal, quando concluída a leitura um sinal sonoro será emitido. Considera-se febre temperatura acima de 37,8 ºC, e caso seja constatado é preciso ligar para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233. Na ligação um profissional de saúde irá dar todas as recomendações para a população.

Publicidade

Os hotéis, pousadas e similares deverão, além de medir a temperatura, realizar um questionário com todos os hóspedes.

Os estabelecimentos que não cumprirem a ordem podem ser penalizados pela vigilância sanitária do município com multa de até R$ 2.500 ou interdição.

A partir de segunda a Vigilância Sanitária começará a orientar e advertir hotéis com mais de 20 quartos sobre a medição de temperatura dos hóspedes. A partir de quarta-feira (29/4) o procedimento passar a ser obrigatório, sujeito a multas em caso de descumprimento.

A cidade tem cerca de 111 casos de coronavírus ativos e mais de 250 pessoas recuperadas.

Publicidade