Moisés diz que vai avaliar lockdown de 14 dias e isolamento aumenta em SC

    viatura suv da polícia passando por pessoas sentadas na areia da praia
    Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação/CSC

    O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, diz que ainda espera por resposta da rede particular de hospitais para comprar leitos de UTI para ampliar a capacidade de antedimento no estado. Segundo o governo estadual, há R$ 600 milhões disponíveis para essa ampliação.

    O Governo do Estado ampliou para mais de 1,5 mil leitos de UTI em Santa Catarina durante a pandemia. Apenas nos últimos 30 dias, foram pactuados 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI em todas as regiões de Santa Catarina. Neste momento, equipes do Governo do Estado avaliam estruturas de hospitais privados e aguardam a formalização de propostas para ampliar a rede de leitos. Essas vistorias devem se intensificar nos próximos dias.

    Nesta segunda-feira (1/3) haverá uma reunião para discutir a proposta de fazer um lockdown no estado por 14 dias, pelo menos. O pedido foi feito por diversos órgãos de controle e já foi primeiramente rechaçado pelo governo Moisés, que agora divulgou que vai estudar a proposta. Moisés está diante de uma crise em que aumentar os leitos de UTI não tem adiantado. Enquando aumenta, já há uma grande fila de espera de pessoas com Covid que precisam ser internadas. Não à toda, todas as regiões estão em nível máximo de risco à doença, porém há poucas alterações no cotidiano para evitar a circulação do coronavírus.

    Isolamento

    Publicidade

    Nesse fim de semana Santa Catarina alcaçou um bom índice de isolamento com as restrições das atividades. Com índice de 44,83% no sábado (27) o estado só ficou atrás da Bahia, com 46,17%. Os dois estados têm números próximos de casos de coronavírus, e que estiveram em grande alta durante fevereiro, mas a taxa de mortalidade em SC seja bem mais baixa.

    Ainda assim, muita gente não respeitou o decreto de medidas restritivas e provocou aglomerações irresponsáveis.

    policiais e outros agentes em frente à casa noturna em cumprimento ao decreto de lockdown no fim de semana
    Polícias e agentes de vigilância sanitária trabalharam no cumprimento do decreto nesse fim de semana em SC – Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação/CSC

    Conforme dados da Polícia Militar de Santa Catarina, foram realizadas 4.786 fiscalizações desde a última sexta-feira (26/2) até o amanhecer deste domingo (28) sendo que houve 26 interdições em estabelecimentos comerciais e 26 notificações por irregularidades. No período foram instaurados 45 boletins de Comunicação de Ocorrência Policial, 27 prisões e 398 Boletins de Ocorrência de Termo Circunstanciado.

    O decreto 1.172 do Governo do Estado também estabelece o fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março.

    Casos

    Até esse domingo havia 670.603 pessoas com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina. Dessas, 629.384 são considerados recuperadas e 33.861 continuam em acompanhamento. O novo coronavírus causou 7.358 óbitos no estado até esta data. A taxa de letalidade é de 1,1%.

    Atualmente, há 1.575 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.452 estão ocupados, sendo 822 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 92,2% e há 123 leitos livres atualmente.

    Publicidade