Monitoramento virtual: Ministério da Saúde vai ligar para 125 milhões e Florianópolis envia alertas

    close em tela de celular com mensagem de alerta de proximidade de caso de coronavírus
    Ana Karolina Schoeller/PMF/Divulgação/CSC

    O Ministério da Saúde fará o monitoramento à distância da saúde da população. Esse mecanismo permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

    “Fizemos um algoritmo que faz disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros. Esses disparos estão ligados em um grande data center, que irá nos ajudar a antecipar o nome das pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem. Vamos disparar as ligações, então não se espantem se o seu telefone tocar. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode te acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que irá nos ajudar muito”, explicou na quarta-feira (1/4) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

    Para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136, do Disque Saúde. Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência.

    Na capital
    Publicidade

    A prefeitura de Florianópolis começou a enviar no fim de tarde desta terça-feira (31/3) SMS para pessoas que morem até 200m de alguém confirmado com coronavírus. A medida faz parte de uma ação conjunta com empresas de software e tecnologia da Capital que desenvolveram o sistema de maneira gratuita.

    As mensagens de texto só serão enviadas se houver confirmações de casos na região, usando a localização do endereço das pessoas do entorno. O próximo passo de inteligência artificial que será usada pela Prefeitura de Florianópolis é o monitoramento de casos confirmados e se estão cumprindo a medida de isolamento domiciliar. Para este processo ser posto em prática a Prefeitura aguarda confirmação jurídica.

    Publicidade
    COMPARTILHAR