Morre Casildo Maldaner, ex-governador de Santa Catarina, aos 79 anos

    O ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner, de 79 anos, morreu na noite desta segunda-feira (17/5), em Florianópolis. Ele passou mal em casa na madrugada de sábado para domingo e foi encaminhado ao Hospital de Caridade em estado grave. Em 2018, Maldaner havia se recuperado de um câncer que afetava o sistema nervoso, mas há três semanas teve o diagnóstico de retorno do tumor. Ele deixa a esposa, Ivone, e três filhos.

    Em registro do senado, Casildo Maldaner aparece de cabelos brancos, pele branca, terno escuro e gravata vermelha, gesticulando com as mãos em frente a um microfone
    Em mais de 50 anos de carreira política, Casildo passou pelos cargos de vereador de Modelo, senador, deputado estadual e federal, governador e vice. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Divulgação/CSC

    Casildo Maldaner era natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, mas passou a viver em Santa Catarina com a família aos 2 anos, na cidade de Modelo. Lá, iniciou a carreira política em 1962, sendo eleito vereador pelo município. Passou pela Alesc por duas legislaturas, como deputado estadual, de 1979 a 1983. Depois, foi deputado federal, de 1983 a 1987. Em 1986, elegeu-se vice-governador de Santa Catarina, em chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos. Com a morte do titular, em janeiro de 1990, assumiu o cargo de governador até março do ano seguinte. Maldaner ainda foi senador em dois períodos, de 1995 a 2003, em duas legislaturas, e posteriormente de 2011 a 2015, quando anunciou sua retirada da carreira política.

    No Twitter, o deputado federal Celso Maldaner, irmão de Casildo, anunciou a morte do ex-governador. “Amigos e amigas! Com uma enorme tristeza informo a todos do falecimento do mano Casildo Maldaner, vítima de câncer. Foi uma honra e um orgulho ter um irmão como o Casildo, que, além de ter me inspirado, sempre desempenhou o papel de meu conselheiro.”

    Publicidade

    O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de sete dias pela morte de Casildo Maldaner. O velório será realizado na assembleia legislativa, das 10h às 13h, seguindo os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservado à família e amigos mais próximos.

    Publicidade