Mostra ‘Nosso Folclore’ traz a tradição açoriana para o hall da prefeitura

Os alunos e professores da Olaria Beira-Mar de São José produziram peças em cerâmica para celebrar o folclore e os 270 anos da colonização açoriana em Santa Catarina. O trabalho pode ser conferido no hall da Prefeitura de São José, onde ficará exposto até o dia 5 de setembro, das 8h às 19h, com entrada gratuita.

A exposição tem o objetivo de mostrar que a arte figurativa continua viva no Município por meio das mãos habilidosas dos artesãos de São José, que dão forma e cor as figuras de barro, objetos expressivos e tradicionais da cultura açoriana.

“É muito gratificante observar o quanto o trabalho dos oleiros de São José é forte e tem contribuído para que o folclore e a cultura açoriana estejam sempre em comunhão com nossa comunidade através das exposições e do ensinamento da arte ofício que é a olaria”, disse a prefeita Adeliana Dal Pont, que esteve presente no lançamento da exposição, nesta terça-feira (14/8).

Publicidade

“Só temos a agradecer ao Município e aos alunos pela contribuição. É por meio desta união que a exposição marca um momento tão especial para a olaria, que, neste trabalho, deseja homenagear o folclore, resgatar e manter viva a cultura açoriana em São José”, destacou o mestre oleiro, José Geraldo Germano.

A Olaria Beira-Mar foi criada há 14 anos e oferece oficinas de Cerâmica Utilitária e Figurativa Regional, ministradas pelos mestres oleiros José Geraldo Germano e Newton Souza. Atualmente cerca de 60 alunos realizam as atividades promovidas pela escola. “A exposição é o resultado de uma trajetória que começamos com os alunos em sala de aula. Durante meses cada um deles foi compondo as peças com um jeito peculiar de trabalhar, e hoje temos esta linda exposição que está aberta a todos que quiserem prestigiar” comentou Newton.

as três pessoas abraçadas sorriem para a foto no hall da prefeitura
Prefeita Adeliana Dal Pont e os mestres oleiros José Geraldo Germano e Newton Souza – Foto: Secom/PMSJ/Divulgação

Para Marilda Costa da Silva, aluna da Olaria, retratar a dança do pau-de-fitas no barro foi uma experiência única que a remeteu aos tempos de infância. “Na época da escola brinquei muito dançando o pau-de-fitas, por isso quando surgiu à ideia, logo pensei neste contexto para criar a minha peça dentro da exposição que é um trabalho que eu amo fazer”, contou.

O lançamento da exposição contou com a presença do vice-prefeito Neri Amaral, do presidente da Câmara, Orvino Coelho de Ávila, do secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Giana de Souza, além dos alunos da Olaria Beira-Mar de São José, servidores municipais e demais representantes da comunidade.

Publicidade
COMPARTILHAR