Santa Catarina voltou a registrar neve na madrugada e manhã deste sábado (9). Foi a segunda ocorrência do fenômeno em 2025. A precipitação aconteceu em cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
O fenômeno resultou da combinação entre o avanço de uma massa de ar frio de origem polar e a presença de umidade.
Desde a última quinta-feira (7), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado já havia alertado para a chance de neve ou chuva congelada na região.
Em São Joaquim, os termômetros marcaram -1°C nas primeiras horas do sábado. Já em Urupema, a mínima chegou a -2°C.
Apesar da trégua prevista ao longo do dia, a Defesa Civil ainda prevê possibilidade de neve nas áreas mais altas da Serra nas próximas horas.
Além disso, a próxima madrugada promete mais frio. Mesmo com tempo firme e sem condições para nova neve, o amanhecer deve ter geada ampla em grande parte do estado. As mínimas devem variar entre 0°C e 4°C, com chance de temperaturas negativas nos Planaltos.
Previsão para os próximos dias
Domingo (10)
O frio continua e se intensifica em várias regiões. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 5°C na maior parte do estado. Nos pontos mais altos entre o Meio-Oeste e os Planaltos, os termômetros podem registrar valores negativos. No Litoral, as mínimas variam entre 4°C e 9°C.
Além disso, há condições favoráveis para geada em todo o estado. O risco aumenta para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas — especialmente no início da manhã e à noite.
Durante a tarde, as máximas devem oscilar entre 10°C e 15°C. No Litoral, os termômetros podem se aproximar dos 20°C.
O mar permanece agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5 m e 3,0 m. No entanto, a tendência é de redução no fim do dia. O risco continua moderado para alagamentos costeiros nas áreas mais vulneráveis.
Segunda-feira (11)
A massa de ar seco continua predominando e mantém o tempo firme. O frio persiste. No amanhecer, as mínimas giram em torno de 5°C na maior parte do estado. Nas regiões mais altas entre o Meio-Oeste e os Planaltos, os termômetros voltam a marcar valores negativos. No Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C.
As condições seguem favoráveis para geada ampla. O risco segue moderado a alto para desconforto térmico, doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Por outro lado, as temperaturas sobem durante a tarde. As máximas se aproximam dos 20°C em grande parte do estado e ficam perto dos 15°C na Serra.