Nova parceria para projetos de educação ambiental no Parque da Serra do Tabuleiro

    IMA firma parceria com empresa australiana para projetos de educação ambiental na Serra do Tabuleiro
    IMA firma parceria com empresa australiana para projetos de educação ambiental na Serra do Tabuleiro - IMA/Divulgação/CSC

    O Instituto do Meio Ambiente formalizou parceria com uma empresa australiana para investimento em projetos de educação ambiental na área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e comunidades vizinhas. O acordo faz parte do Programa de Parceria com Iniciativa Privada. O termo de doação foi assinado na manhã desta sexta-feira, 24, entre o IMA e a empresa Karoon Energy, e prevê recursos de R$ 500 mil a serem aplicados em três projetos já aprovados.

    O ato, realizado na sede do parque, contou ainda com as presenças do presidente da empresa australiana, Antônio Guimarães, do chairman do conselho, Bruce Phillips, da membro do Cconselho, Luciana Rachid, da gerente de Sustentabilidade e Diversidade do IMA, Maria Beatriz Mattos, do gerente de Regulatório e SSM, Ricardo Canela, e de servidores da unidade de conservação estadual.

    Projetos beneficiados

    O Ateliê Tabuleiro é um projeto que visa realizar no entorno do parque uma série de oito oficinas culturais, oferecidas ao público comunitário e escolar nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, Imaruí e Paulo Lopes. O objetivo geral é promover experiências em contato com os conhecimentos e práticas tradicionais associados às plantas alimentícias e medicinais da Mata Atlântica. Esses saberes ligados à biodiversidade estão incorporados nos modos de vida das comunidades tradicionais do entorno da Unidade de Conservação. O Ateliê Tabuleiro é um projeto que também contribui para o fortalecimento das relações sociais, o turismo de base comunitária, a resiliência e soberania alimentar.

    Publicidade

    Outro projeto beneficiado por essa doação da empresa australiana para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é o Pró Preá, no arquipélago das Ilhas de Moleques do Sul. É um pequeno mamífero, considerado o mais raro do mundo, ameaçado de extinção, cujo habitat está restrito a essa ilha. A verba será destinada para publicar livros eletrônicos e físicos e promover a educação ambiental em três comunidades pesqueiras para garantir o apoio vigilante na preservação dos preás.

    O terceiro será destinado para estruturar uma oficina de produção de contêineres de recolhimento de resíduos recicláveis, pela Associação ProCrepe (Criar, Reciclar, Educar e Preservar). O projeto sócio-educativo ambiental vai garantir sustentabilidade e geração de renda para as comunidades na área de entorno do parque.

    “Todos os projetos beneficiados com esses recursos doados por meio do Programa de Parceria com a Iniciativa Privada vão fortalecer e engajar a comunidade com as ações de educação ambiental, além de ampliar o apoio dessas organizações sociais na proteção da unidade de conservação”, afirmou o coordenador do Parque da Serra do Tabuleiro, Carlos Alberto Cassini.

    Programa

    O Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada foi lançado pelo Governo do Estado no ano passado, por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio à manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação e dos recursos naturais de Santa Catarina. As parcerias são formalizadas por Termos de Doação/Patrocínio e ao doador é fornecido o selo de participação do Programa de Parcerias e certificado de Parceiro da Unidade de Conservação.

    “Para o Governo de Santa Catarina, esse tipo de aporte e parceria vem ao encontro do trabalho que já realizamos, que visa a sustentabilidade e preservação das unidades de conservação estaduais, além de trazer benefícios sociais para a comunidade em seu entorno”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

    Além de contribuir diretamente com a preservação ambiental de Santa Catarina, o parceiro pode utilizar em suas publicidades próprias e campanhas de Responsabilidade Socioambiental slogans da unidade de conservação estadual beneficiária da doação, acompanhado do selo de participação do Programa de Parcerias, logotipo do IMA e da unidade de conservação beneficiária.

    Publicidade