O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, acelerou a fila de urologia pediátrica e atendeu 250 meninos nesta sexta. A ação integrou o Novembrinho Azul e, além disso, abriu a programação do 40º Congresso Brasileiro de Urologia, que começa neste sábado e segue até terça.
Atendimentos em ritmo de mutirão
A equipe do hospital, junto com profissionais de vários estados, montou dez consultórios para receber crianças encaminhadas pelo SISREG. Assim, meninos de diferentes regiões de Santa Catarina passaram por avaliações completas. Além disso, houve orientações detalhadas, exames imediatos e indicação cirúrgica quando necessário.
A chefe do serviço de urologia do HIJG, Eliete Magda Colombeli, destacou que o mutirão reduziu a espera e ampliou o acesso ao atendimento especializado. Além disso, ela lembrou que o ambiente ganhou um clima leve, com palestras e atividades de entretenimento que incluíram super-heróis.

Entre os atendidos estava Benjamin Renê, de 7 anos, morador de Biguaçu. A mãe dele, Tamara Regina Rosa Duarte, contou que o filho convive com uma má formação no canal urinário. Por isso, a consulta era aguardada há meses. Ela relatou que recebeu todas as orientações e, apesar da indicação de cirurgia, saiu mais tranquila. Segundo ela, a equipe foi atenciosa e cuidadosa do início ao fim.
O HIJG também ofereceu ultrassonografias e palestras educativas com equipes de nutrição, fisioterapia e psicologia. Desse modo, as famílias tiveram acesso a um atendimento completo. Agora, o hospital assume o acompanhamento das crianças, o que reduz o tempo de espera e garante a continuidade do tratamento.
Rede estadual participa da programação
Outras unidades da rede estadual também participaram da semana pré-Congresso. O Hospital Governador Celso Ramos e o CEPON realizaram procedimentos e momentos teóricos que envolveram equipes multiprofissionais.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Luiz Otávio Torres, afirmou que o Novembrinho Azul reforça a união entre o hospital, a SBU e o Governo do Estado. Além disso, ele destacou que a iniciativa valoriza a pediatria e amplia o impacto social do Congresso em Santa Catarina.











