Novo voo da TAP amplia conexão direta entre Florianópolis e Portugal

    Governador Jorginho Mello reunido com representantes da TAP Air Portugal e da Zurich Airport Brasil, tratando do novo voo da Tap para Portugal
    Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação

    O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se reuniu na tarde desta terça-feira (02/02), com representantes da TAP Air Portugal e da Zurich Airport Brasil. O encontro teve como foco a ampliação da conectividade aérea internacional do estado. Participaram da agenda o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.

    Durante a audiência, as partes confirmaram a inclusão de uma quarta frequência semanal da TAP na rota Florianópolis–Lisboa. Com isso, Santa Catarina fortalece a ligação direta com a Europa. A nova operação começa em 5 de julho e ocorre aos domingos, durante o verão europeu, período de maior demanda internacional.

    Segundo o governador, a ampliação da rota é estratégica para o estado. Nesse sentido, ele destacou o impacto direto no turismo, nos negócios e na geração de oportunidades. Além disso, reforçou que o Governo do Estado atua de forma permanente para ampliar a malha aérea e, consequentemente, impulsionar a economia catarinense.

    Publicidade

    A nova frequência é resultado de uma articulação direta do Governo do Estado com a TAP. As negociações, inclusive, começaram durante missão oficial a Portugal. Desde então, o foco esteve em garantir a viabilidade do voo e, ao mesmo tempo, fortalecer a conectividade internacional de Santa Catarina.

    Jorginho Mello também ressaltou que a ampliação confirma o acerto da estratégia adotada. Inicialmente, a rota operava com três frequências semanais. Agora passa a contar com quatro. Para o governador, a decisão consolida um espaço que o estado buscava há anos no cenário internacional.

    A rota Florianópolis–Lisboa entrou em operação em 3 de setembro de 2024. Na ocasião, o primeiro voo da TAP vindo da capital portuguesa pousou no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Assim, marcou o início das operações da companhia aérea portuguesa em Santa Catarina.

    De acordo com o diretor de Operações da TAP Air Portugal, Mário Chaves, o reforço da oferta reflete o bom desempenho da rota. Além disso, ele destacou a parceria com o Governo do Estado na promoção do destino Santa Catarina. Por fim, reafirmou o investimento da companhia no Sul do Brasil.

    Impacto no turismo e na economia 

    Com a ampliação das frequências, o estado ganha um novo impulso para o turismo e para a economia. Dessa forma, a medida facilita a atração de visitantes internacionais, fortalece o fluxo turístico e, consequentemente, amplia as oportunidades de novos negócios.

    A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, afirmou que a pasta atua de forma contínua na promoção do setor. Segundo ela, as ações adotadas já geram resultados concretos. Assim, Santa Catarina se consolida como um destino de excelência, não apenas no Brasil, mas também na Europa.

    O secretário Beto Martins destacou o momento de consolidação vivido por Santa Catarina. Para ele, o governo passou a dar protagonismo ao setor. Além disso, lembrou que a articulação direta com a TAP foi decisiva para ampliar as frequências. Dessa maneira, a decisão reflete prioridade e visão empreendedora.

    100 mil passageiros transportados

    Em um ano e cinco meses de operação, a rota Florianópolis–Lisboa já transportou cerca de 100 mil passageiros. Segundo o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, esse resultado confirma o sucesso do projeto. Com a nova frequênciaa operação adiciona cerca de 2.300 assentos por mês, especialmente durante a alta temporada do verão europeu.

    O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, afirmou que a ampliação reforça a consolidação internacional do Floripa Airport. Para ele, mais voos significam mais oportunidades para o turismo, para os negócios e, acima de tudo, para o desenvolvimento de Santa Catarina.

    Publicidade