Obras da terceira pista da SC-401 avançam para construção de elevados e passarelas

Obras da terceira pista da SC-401
Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação

As obras de triplicação da SC-401, principal acesso ao Norte da Ilha, em Florianópolis, retomaram no último dia 12. Atualmente, as equipes concentram os trabalhos na implantação da terceira faixa nos trechos do Morro das Madeireiras e do Cemitério Jardim da Paz.

Para reduzir os impactos no tráfego, os serviços acontecem durante a madrugada, das 23h às 5h, período de menor fluxo de veículos. A próxima fase se concentra nos elevados e nas passarelas.

Segundo o governador Jorginho Mello, a SC-401 exige planejamento cuidadoso por figurar entre as rodovias mais movimentadas de Santa Catarina. Conforme destacou, a execução noturna minimiza transtornos, mesmo durante a temporada de verão. Além disso, o governador afirmou que o trânsito já melhorou e deve apresentar avanços com a continuidade das obras.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação
Publicidade

Ao mesmo tempo, as equipes executam as vias marginais, consideradas essenciais para organizar o tráfego local e ampliar a fluidez. Conforme a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, ainda falta implantar cerca de 50% dessas vias, principalmente no sentido Centro. Além disso, o projeto inclui a construção de passeios e ciclofaixas, que ampliam a segurança de pedestres e ciclistas.

A triplicação da SC-401 integra o Programa Estrada Boa e representa uma das principais obras de mobilidade urbana do Estado. O secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, informou que o governo concluiu e entregou a primeira etapa em dezembro do ano passado. Agora, as equipes concentram esforços nas chamadas obras de arte, como elevados e passarelas. O governo pretende concluir toda a obra até novembro deste ano.

Publicidade
COMPARTILHAR