Os 11 presos da Operação Alcatraz

Operação Alcatraz foi deflagrada pela Polícia Federal e Receita Federal contra contratos fraudulentos em órgãos catarinenses - Foto: Reprodução
Operação Alcatraz foi deflagrada pela Polícia Federal e Receita Federal contra contratos fraudulentos em órgãos catarinenses - Foto: Reprodução

A Operação Alcatraz nesta quinta-feira (30/5), deflagrada pela Polícia Federal e Receita Federal contra fraudes em contratos estaduais com empresas, fez 11 prisões, entre temporárias e preventivas. A operação visa apurar contratos superfaturados na Secretaria de Estado de Administração e na Epagri, entre outros crimes.

Os sete presos preventivos são: Nelson Castello Branco Nappi Júnior, ex-secretário adjunto de administração; Danilo Pereira, também da secretaria de administração; Luiz Ademir Hessmann, ex-presidente da Epagri e ex-prefeito de Ituporanga; Maurício Rosa Barbosa e a esposa, Flávia Coelho Werlich, donos da Intuitiva Digital Solutions, com sede em São José; Michelle Oliveira da Silva Guerra, advogada; e Fabrício José Florêncio Margarido, da empresa DigitalNet.

Os quatro presos temporários são todos servidores do estado: Luiz Carlos Pereira Maroso, Edson Nunes Devincenzi e Renato deggau, ambos da secretaria de administração; e Fábio Lunardi Farias, da governança eletrônica.

Publicidade

A investigação iniciou com a abertura de inquérito policial em fevereiro de 2017, a partir do encaminhamento de documentos pela Receita Federal que indicavam simulações contábeis escrituradas, com a utilização de notas fiscais frias, para encobrir pagamentos suspeitos efetuados por empresas com contratos com órgãos da administração pública estadual.

A estimativa da PF e da Receita é de que os cofres públicos foram subtraídos em R$ 28 milhões, o que motivou a operação à tentativa de ressarcir o erário, ao bloquear imóveis de luxo, veículos e valores.

Cerca de 180 policias federais, com apoio de 40 servidores da Receita Federal, cumpriram os 11 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências, localizadas em Florianópolis, São José, Antônio Carlos e Ituporanga, bem como na cidade paulista de Vinhedo.

Na manhã desta sexta-feira (31/5), o Departamento de Administração Prisional (DEAP) informou que seis presos (4 homens e 2 mulheres), oriundos da Operação Alcatraz, ingressaram no sistema prisional. Todos estão no Complexo da Agronômica.

Publicidade