Para frear criminalidade em São José, Polícia Civil e Guarda iniciam operação em dois bairros

Para frear criminalidade em São José, Polícia Civil e Guarda iniciam operação em dois bairros
Agentes de segurança verificaram estabelecimentos em Campinas e Kobrasol nesta quinta-feira (11) - PC/Divulgação/CSC

Os delitos cometidos nos bairros de Kobrasol e Campinas devem diminuir. É o que pretendem a Polícia Civil e a prefeitura, que, nesta quinta-feira (11/11), iniciaram uma operação conjunta para fazer um pente-fino em estabelecimentos da região.

Com articulação da Delegacia Regional de São José, junto à Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), os agentes da PC e da Guarda Municipal foram averiguar locais onde possivelmente ocorrem delitos de exploração sexual infantil, furtos, roubos, receptação de bens furtados e o comércio de drogas.

“Operações como essa serão rotineiras, vão acontecer de forma reiterada em São José”, avisa o delegado regional, Manoel Galeno.

policias e guardas posam de braços cruzados para a foto em estacionamento após operação contra o crime em são josé
Operação conjunta da Polícia Civil e da Guarda municipal tende a ser mais frequente para reduzir a criminalidade na região – PC/Divulgação/CSC
Publicidade

A operação parte de uma constatação do cotidiano: os bairros estão passando por clima de hostilidade aos moradores diante de dependentes químicos nas ruas que praticam furtos de materiais metálicos, principalmente, e criam um ambiente de ilicitude e impunidade. Junto ao comércio de objetos de furtos há o comércio de drogas ilícitas e crimes ainda piores, como a exploração sexual infantil. Não houve flagrante nessa quinta, mas a operação de fiscalização policial tende a ganhar força.

93 armas apreendidas nesse ano

Segundo a prefeitura de São José, de 2020 para 2021 em toda a cidade houve uma redução da criminalidade em 33%, em termos de roubos e furtos. Um levantamento foi pelo 7º Batalhão de Polícia Militar mostrou que foram, até o início da semana, 284 registros desses crimes nesse ano, contra 379 no período de 2020. Os dados para os bairros de Campinas e Kobrasol, que sofrem mais a criminalidade patrimonial, não foram revelados.

Outro ponto importante para a segurança da cidade é que dobrou nesse ano a quantidade de armas recuperadas. Em 2020 foram 45 pistolas apreendidas e 93 somente em 2021.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR