Peduca, presidente do PP de São José, fala das bandeiras para 2020

close em peduca usando camisa social xadrez e óculos, olhando para o lado
“Nossa bandeira é segurança através do esporte e educação”, diz Pedro Antônio de Souza, o Peduca, presidente do PP de São José - Albano Aquino/CSC

Quem conhece Pedro Antônio de Souza em São José? É político, empresário, já foi do primeiro escalão no comando da prefeitura, “tenho muitos amigos”, como diz. Mas quem é esse tal de Pedro Antônio de Souza? Se você perguntar por ele pelo seu nome, pouquíssimas pessoas saberão quem é, mas se perguntar por Peduca, certamente acertou o alvo. Poderia se chamar Pedro Antônio de Souza Peduca. Nunca se afastou da política, e em São José foi vereador, secretário municipal e sempre envolvido com algum projeto.

No momento, Peduca é o presidente do PP de São José, partido pelo qual foi eleito vereador em 1992, saiu e voltou para preparar o chamado Progressista para a eleição (prefeito e vereador) de 2020, e “estou nessa missão porque gosto”, afirma. Nesta entrevista ao Correio de Santa Catarina, que dá sequência a uma série de reportagens com presidentes partidários, que trabalham no seu partido em busca do melhor desemprenho no pleito de 2020.

Correio – Como o PP está se preparando para as eleições de 2020?
Peduca – Entrei no PP com o objetivo de montar uma nominata de candidatos a vereador para o próximo pleito. Foi o que eu conversei com o senador Espiridião (Amin). O presidente do PP em São José era o Tiago Bertola, que não se achou em condições de continuar dirigindo o partido e me chamou. Eu era o segundo vice, em março passado assumi a função e disse porque eu vinha para o partido: aproveitar o conhecimento que tenho da cidade, onde já fui vereador, secretário municipal e fiquei anos no administrativo. Fiz muitos amigos, todos me conhecem e disse que se eu não conseguisse montar uma boa nominata não seria por falta de luta. O partido que não tiver uma boa nominata, com a nova legislação vai perder o seu valor, e de acordo com essa nova legislação o partido pequeno vai ficar à margem do processo. O Espiridião fez uma avaliação a nível de Santa Catarina, ele acha que em Santa Catarina vão ficar na ativa no máximo oito partidos, o restante vai sumir, não tem como se manter, não terá gente para fazer uma boa nominata de vereador. Então estou trabalhando bastante e tenho encontrado muitos amigos dispostos a fazer parte do nosso time visando o pleito do ano que vem.

Publicidade

Correio – Estava em qual partido?
Peduca – Estava no MDB, antes era do PSB e naquele grupo que migrou junto com o Natal (José Natal Pereira) para o MDB, eu era o vice presidente do PSB desde a época do Djalma. Quando ele saiu do PSB eu fiquei, fiz parte do primeiro mandato da prefeita Adeliana e no segundo mandato, em função do Natal ter assumido a presidência do PSB e o Dário (Berger) ficou o tempo todo querendo que o Natal fosse o candidato a prefeito, nós migramos para o MDB. Aí o Natal não se elegeu, elegemos um número grande de vereadores, com a participação dos nossos pré-candidatos do PSB na época. O MDB não valorizou seus suplentes e ouve uma debandada. Acabei me desfiliando do partido e me filiei ao PP, até porque era um desejo meu e fui vereador pelo PP.

“O PP em São José está começando do zero”

Correio – Qual a proposta do PP?
Peduca – O PP está praticamente começando do zero. Temos a Marli de longa data, a Elenita, a Suzana, Osni Meurer e muitos outro e estamos buscando gente nova. Falei com o Lemos, com lideranças fortes, a ideia é montar um boa nominata para que lá na frente possamos fazer uma avaliação do que temos em pessoas, lideranças e estrutura. Se tivermos condições podemos até lançar candidato a prefeito, mas sinto que na atual conjuntura do partido, que não tem um vereador, isso praticamente está descartado. Queremos montar um partido para pelo menos indicar o vice, ou fazer uma boa coligação. O objetivo é colocar uma bancada para eleger no mínimo dois vereadores, até três. Acredito que até o final do ano teremos todos os nomes, iremos fazer o momento de filiação com a presença do senador Espiridião, a deputada Angela, o João, queremos mostrar para São José que o PP vai vir forte para a próxima eleição. No final deste mês haverá um encontro com o senador Esperidião Amin e esse pessoal para conversar.

Correio – Já conversou com outras lideranças no município?
Peduca – Sim, por exemplo com o Fernando Anselmo e vou voltar a conversar com ele, que se mostrou interessado no diálogo. O senador também vai falar com ele. Conversamos com o vereador Lemos (Antônio Lemos, do MDB), mostramos o nosso proposito que é estruturar o partido e de eleger dois ou mais vereadores. Quem tem 1.500 votos vai buscar outras alternativas para ter sucesso, é em cima dessas pessoas que estou trabalhando, mostrando que o PP é um caminho forte, um partido que tem uma forte liderança e pode contribuir para que tenham sucesso na empreitada.

Correio – Porque saiu do MDB e foi para o PP?
Peduca – O PP é um partido pelo qual me elegi vereador em 1992, e ao MDB dei minha contribuição, mas vi que não tinha espaço, um partido complicado, de difícil entendimento, me desiludi.

“Temos proposta bacana para educação, segurança e esporte”

Correio – Qual será a maior bandeira do PP em 2020?
Peduca – Vamos trabalhar fortemente em cima da segurança. Temos proposta bacana para a educação, segurança e esporte. A segurança é de competência do governo federal e estadual, o município não tem uma delegacia, mas pode fazer muita coisa investindo nas crianças, dando a elas oportunidades para praticar um esporte fora do período de aula, cobrar participação efetiva no desempenho escolar. Se ele não tem condições de comprar uma chuteira o poder público pode dar uma chuteira para ele, um uniforme, um preparador físico para dar uma assistência. Assim o município pode salvar as crianças da violência. Vamos também valorizar os professores porque só através da educação e esporte pode resolver o problema da violência. Nossa bandeira forte é essa, conquistar segurança através do esporte e educação.

Correio –Hoje o PP apoia a prefeita Adeliana, o que o PP faria que a Adeliana não fez?
Peduca – Acho que a prefeita fez muita coisa, é um dos melhores municípios em termos de saneamento financeiro. Não vamos apresentar um plano de governo, vamos apresentar uma proposta de governo para quem coligarmos. Acho que o governo da Adeliana poderia ter investido mais em informatização, o Centro de Atendimento. A cara do município é o Centro de Atendimento, vejo que as pessoas ficam muito tempo na fila para serem atendidos, e os processos que entram na prefeitura têm que ter uma tramitação mais rápida. Conheço empresários que migraram para Palhoça, Biguaçu, porque têm pressa, querem investir no município, mas querem ver o município dar a sua cota de contribuição em agilidade, quer o processo dele resolvido. Nesse aspecto acho que a Adeliana deixou a desejar, mas no restante vejo que teve um grande desempenho.

Publicidade
COMPARTILHAR